10 anos de Affinia no Brasil

02/12/2014 por Majô Gonçalves em Affinia
Nenhum Comentário

Affinia logo de 10 anos

No Brasil desde dezembro de 2004, Affinia completa uma década com as marcas Nakata, Spicer e Wix fortalecidas e soma mais de 115 milhões de peças entregues ao mercado de reposição nesse período.

Braço importante da empresa multinacional Affinia Group Inc., especializada na fabricação e distribuição de autopeças para o mercado de reposição e presente em mais de 70 países, a Affinia Automotiva iniciou as suas atividades no Brasil em dezembro de 2004, quando assumiu as operações para o mercado de reposição das marcas Nakata, Wix e Spicer.

Passado uma década, a empresa soma a marca de 115 milhões de peças comercializadas no mercado de reposição brasileiro, com suas marcas presentes no mais amplo espectro de Distribuidores e Autopeças de Norte ao Sul do Brasil.

Sérgio Montagnoli

Sérgio Montagnoli

Na última década, o setor de reposição no Brasil passou por profundas transformações em função da frota circulante de veículos, que cresceu e também se diversificou, e com a entrada de novas tecnologias e marcas. Para garantir competividade em um momento de mudanças, a empresa investiu no aumento de itens do portfólio de produtos e na ampliação de linhas, fortalecendo ainda mais a já consagrada marca Nakata, que tem mais de 50 anos de atuação no Brasil, ajudando a construir a história da indústria automobilística. Segundo balanço da multinacional, as operações da Affinia na América do Sul, que inclui Brasil, Argentina e Uruguai, cresceram, em média, 8% ao ano. Tendo em vista somente os produtos sob a marca Nakata, as vendas cresceram em média 10% ao ano. “É importante considerar que este resultado é muito positivo, principalmente considerando o ambiente desafiador de negócios no mercado de reposição neste período”, salienta o diretor de vendas e marketing da Affinia, Sérgio Montagnoli.

O grupo investiu o montante de R$ 40 milhões no Brasil ao longo desses 10 anos, garantindo a ampliação de linhas de suspensão, direção, transmissão, freio e motor e desenvolvimento de tecnologias na fábrica de Diadema e construção de centro de distribuição em Extrema-MG.

Também vem desenvolvendo negócios em juntas homocinéticas e na linha pesada, com a marca Spicer, marca líder mundial na fabricação de sistemas de transmissão. As peças Spicer para o sistema de cardan são as mais reconhecidas pelos proprietários de veículos por sua qualidade, durabilidade e confiança. Para os sistemas de diferencial, a marca Spicer também é líder de vendas e em uma frota crescente de pick ups e SUVs.

Outra importante realização foi a introdução da Wix no Brasil, marca líder no segmento de filtros automotivos nos Estados Unidos. A Affinia produz localmente os filtros de ar, tanto para o mercado doméstico, quanto para exportação. E importa os filtros de óleo de suas fábricas na Venezuela e México, contribuindo para os mais de 200 milhões de filtros produzidos anualmente em suas fábricas ao redor do mundo.

Nos últimos dois anos, diversificou ainda mais o portfólio de amortecedores, juntas homocinéticas e itens de barramento, bem como lançou novos itens, como bomba d’água, bomba de óleo e bomba de combustível, cubos de rodas, sapatas de freio e kit de amortecedores.

Affinia-10-anos

Linha do tempo

– 2004 – Início das operações no Brasil. A Affinia passa a atuar no mercado de reposição com as marcas Nakata, Spicer e Wix.

– 2005 – Começam as obras as obras do Centro de distribuição em Extrema-MG.

– 2006 – Centro de distribuição em Extrema-MG agiliza a logística.

– 2007 – Affinia é eleita uma das melhores empresas para trabalhar, avaliação da revista Você S/A – Exame.

– 2008 – Lançamento do conceito da marca: “Tudo Azul, tudo Nakata”.

– 2010 – Lançamento das Juntas Homocinéticas Nakata

– 2011 – Lançamento amortecedor de 45 mm para linha pesada. Lançamento das bombas d´água, óleo e combustível Nakata

– 2012 – Inicio da campanha de comunicação em mídia de massa para marca Nakata, incluindo Rádio Bandeirantes.

– 2013 – Escritório na região Nordeste para ampliar atuação e aprimorar atendimento na região.

– 2014 – Lançamentos das linhas de cubos de roda e amortecedores de motos, entre outros produtos para complementação das já existentes. Além de importantes marcos como: os 30 anos do amortecedor Nakata HG e os 75 anos da Wix no mundo.

Perspectivas – A frota circulante em ascensão, ainda maior diversidade de modelos e tecnologia embarcada nos veículos novos, legislação e usuários cada vez mais exigentes são fatores que seguirão impactando o mercado de reposição. E a Affinia, especialista neste segmento, reconhece esta nova dinâmica, necessidades e deve continuar investindo para ter “a peça certa, na hora certa e instalada corretamente”, com base em um catálogo de produtos ainda mais preciso e abrangente, investimentos em treinamento e melhores serviços, que não só facilitem, por meio das experiências com suas marcas, o dia a dia dos agentes do mercado de reposição, mas também alavanquem seus resultados. “A Affinia pretende daqui a 10 anos, não só permanecer reconhecida como umas das maiores empresas do setor, mas também ser a mais importante no segmento de undercar”, afirma Montagnoli.

 

Sobre a Affinia:

A Affinia Automotiva, pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição. Com as operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva. Presente no Brasil desde 2004, possui amplo portfólio de componentes para suspensão, transmissão, motor e freios para atender veículos leves e pesados, com as marcas globais Nakata, Spicer e Wix.

No mundo – Conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

www.affinia.com.br

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes