Cuidados na instalação dos amortecedores

Nenhum Comentário

Uso de ferramentas inadequadas, falta de escorvamento, erro de posicionamento na montagem estão entre os principais problemas na hora da instalação do amortecedor. 

 

Durante a instalação do amortecedor  de suspensão, um fato que não pode acontecer é travar a haste com o alicate para aperto da porca superior. “Esta ação provoca danos irreversíveis ao amortecedor, pois a haste é polida e cromada para tornar o atrito com o vedador o mais suave possível”, comenta Jair Silva. É fundamental usar somente ferramentas adequadas para travar a haste, em hipótese alguma utilizar o alicate ou qualquer outro tipo de ferramenta no corpo da haste, pois poderia provocar vazamento de óleo e perda da ação e da garantia.

 

O reparador também deve ter especial atenção ao fazer o escorvamento do amortecedor para eliminar a presença de ar no tubo interno. Silva explica que para realizar o procedimento é necessário movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme, sem  vazios. “Instalar a peça sem escorvar ocasiona funcionamento irregular, dando a impressão de que está sem ação”, diz.

O kit de reparo para amortecedor, composto por coifa, coxim e batente, deve ser observado. Todos os itens apresentam funções importantes – a coifa protege a haste, o batente de poliuretano funciona como mola auxiliar e o coxim ajuda a absorver impactos provocados pelas irregularidades do piso. “Com o tempo de uso os componentes do kit, ressecam e se desgastam e podem  ocasionar desgaste de pneus e ruídos”, afirma.

É preciso se atentar a outros detalhes, pois alguns desses itens têm posição de montagem. “Se montar invertido, pode criar uma série de divergências na geometria, danos ao amortecedor  e ruídos”, alerta.

 

Responsável pela parte de sustentação da carroceria, a mola mesmo com o carro parado atua sob tensão. “Ela também absorve as irregularidades do solo e deve ser trocada quando há interferência de elo, muitas vezes, o carro fica até torto”, comenta. A recomendação é verificar o estado geral da mola, se os elos não estão marcados se há trincas ou qualquer indicação de problema, pois a perda de eficiência, além de sobrecarregar o batente, compromete a estabilidade do veículo. “Ao verificar fadiga na mola será preciso substituí-la já que, caso a troca não seja efetuada ocasionaria comprometimento dos outros componentes, como o batente e o próprio amortecedor ”, finaliza.

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

 

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes