Rheinmetall Automotive apresenta veículo de mobilidade elétrica para demonstrar as novas tecnologias

Nenhum Comentário

Nova Odessa, 24 de Abril de 2019.

 

Automec 2019

 

Rheinmetall Automotive apresenta veículo de mobilidade elétrica para demonstrar as novas tecnologias

 

A Rheinmetall Automotive desenvolveu um veículo de exposição com componentes para linhas de transmissão alternativas. Baseado em um Fiat 500, o veículo é denominado EMove (Veículo de Mobilidade Elétrica) e representa um marco em linhas de transmissão alternativas para a companhia. No coração do veículo está uma bateria própria e um motor de tração de alto desempenho. Quando estes são ligados em uma nova linha de transmissão elétrica, o veículo atinge até 135 km / h com autonomia de cerca de 250 quilômetros. Estes parâmetros são alcançados sem invadir espaço de bagagem ou do passageiro.

No desenvolvimento do motor de tração e do conjunto de baterias, o fabricante optou quase que intencionalmente pelas áreas de armazenamento de energia e sistemas de acionamento elétrico, além de seus periféricos. No caso das baterias, busca uma estratégia que permita a integração e o condicionamento térmico de uma variedade de tipos de células de bateria, possivelmente atraindo muitos dos OEMs.

Tanto o motor quanto a bateria foram exibidos pela primeira vez na IAA 2017 em Frankfurt. Enquanto isso, o veículo foi montado e passou com sucesso nos primeiros testes drives. A Rheinmetall Automotive vê essa configuração adaptada aos futuros veículos elétricos como um possível projeto de produção em série, permitindo, é claro, outros arranjos para atender aos desejos do cliente.

 

 

Poderoso motor de tração

O ponto central do trabalho de desenvolvimento é um poderoso motor elétrico de imãs permanentes de 90 kW, refrigerado a líquido, com torque de até 230 Nm para uma velocidade máxima de 135 km / h. No veículo de exposição da Rheinmetall, o motor é acoplado a um redutor de entrada de vários estágios.

 

A saída da transmissão e as características de torque podem ser adaptadas para a respectiva aplicação. O design atual é adaptado para veículos de menor porte; no entanto, a escalabilidade do sistema permite seu uso em veículos maiores também.

Módulos integrados de baterias

O segundo foco de desenvolvimento foi uma bateria de íons de lítio de 29 kWh projetada para modularidade em veículos elétricos. A estrutura de base de alumínio otimizada apresenta passagens de refrigeração integradas no lado inferior para permitir o condicionamento térmico da bateria durante o carregamento e a descarga. Uma vantagem deste design é o maior fator de segurança, já que nenhum líquido flui dentro da bateria. A bateria é composta por oito módulos idênticos e pesa 180 kg. O arranjo é notável por sua alta densidade de energia em relação ao seu peso e, graças à sua dinâmica compacta, permite um uso muito flexível e amplo em veículos elétricos.

 

No projeto da bateria, a Rheinmetall Automotive partiu da premissa de que os futuros veículos elétricos e híbridos usarão em grande parte baterias que não diminuam a capacidade de carga do veículo, mantendo o centro de gravidade do veículo próximo ao solo e permitindo integração na estrutura. Os módulos de bateria podem ser montados de acordo com as especificações do cliente e, por exemplo, adaptados a vários tipos de células. Os módulos são protegidos por uma estrutura de fibra desenvolvida por uma afiliada do grupo Rheinmetall.

 

 

Bancada de testes própria para bateria

Para a bateria, a Rheinmetall Automotive encomendou sua primeira bancada de testes própria que ficará em Neckarsulm para permitir que as especificações de uma ampla gama de células de bateria sejam medidas e testadas.

 

Sobre a Motorservice – O Grupo Motorservice é a organização de vendas das atividades globais de pós-vendas da Rheinmetall Automotive. É um fornecedor líder de componentes de motores para o mercado de peças de reposição, englobando as marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e BF. Uma extensa disponibilidade de produtos permite que os clientes adquiram todas as suas peças de reposição de uma única fonte. Além disso, OFERECEMOS SOLUÇÕES é o lema da divisão que atua como solucionadora de problemas para distribuidores, atacadistas, varejistas e oficinas mecânicas. A Motorservice oferece um nível de conhecimento técnico de destaque, somente disponível por ser uma empresa de alta tecnologia.

 

No Mundo – Com 80 unidades de produção em todos os continentes e mais de 20 mil colaboradores, o Grupo Rheinmetall possui duas áreas de atuação: a Rheinmetall Automotive e a Rheinmetall Defence.

O negócio automotivo conta com três divisões Hardparts, Mechatronics, e Aftermarket, representadas pelas marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e Motorservice. Entre os grandes fornecedores automotivos mundiais, desenvolve soluções voltadas à redução de consumo de combustível e emissões e também à mobilidade, como novas tecnologias para atender os veículos elétricos.

 

Localização: planta produtiva e operação comercial no Brasil – Nova Odessa – SP

 

Pessoas de contato deste press release:
Talita Peres

Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa

Fone: (19) 3484-1312

E-mail: talita.peres@br.rheinmetall.com

 

Jornalista responsável:

Majô Gonçalves  MTB 24.475

Verso Assessoria

Fone: (11) 4102-2000

versocomunicacao@uol.com.br

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes