Como alcançar resultados e inovar nas empresas

06/02/2020 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

Em palestra na Abrafiltros, Juliana Teles, profissional com MBA em Gestão estratégia de Pessoas com ênfase de Carreiras, aponta ferramentas e métodos que agregam valor à empresa.

 

Sucesso, nas mais diferentes áreas da vida, não está, exclusivamente, vinculado a um talento ou habilidade especial e, sim, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida, ação também denominada mindset “A configuração mental que cada indivíduo tem”, ressaltou Juliana Teles, profissional com MBA em Gestão estratégia de Pessoas com ênfase de Carreiras, na palestra “Inovação e Resultados: gerando valor para sua marca”, realizada no dia 23 de janeiro, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, lembrando-se de uma citação da psicóloga Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em psicologia social e de desenvolvimento.

A palestrante iniciou o tema explicando que há dois tipos de pessoas, as com mindset fixo e outras com mindset de crescimento. As primeiras acreditam que a inteligência e habilidade são natos e que o esforço não pode gerar mudanças, têm dificuldade em ver as próprias limitações, evitam desafios e encaram problemas sem esperança de resolver. As pessoas com mindset de crescimento apresentam características contrárias às primeiras. No entanto, as pessoas transitam do mindset fixo para o de crescimento. Nas organizações com mentalidade de crescimento há a crença de qualquer pessoa pode se desenvolver, cultivando cultura de aprendizado contínuo, onde se está disposto a correr riscos e remover impedimento, compreendendo que as falhas acontecem durante a jornada para o topo.

 

Durante a apresentação, falou também sobre o papo futurista, que envolve transformação digital, foco no cliente, cultura ágil, dinâmica de responsabilidade, equipe colaborativa e entregas significativas. “O que é ser ágil em sua atividade? De onde vem a inovação? Quais estratégias sua empresa usa para obter melhoria contínua?”, questionou. Citou uma ferramenta para alcançar resultados – a filosofia Kaizen – e discorreu sobre alguns tópicos que envolvem a cultura ágil, entre eles, ouvir o cliente, elaborar, testar, validar, errar e consertar, que resulta em experimentação, empatia e colaboração.

 

As habilidades subjetivas relacionadas à inteligência emocional e às experiências vivenciadas pelas pessoas – soft skills, também são importantes para garantir resultados e inovação e agregar valor à empresa, entre elas, escuta ativa, empatia, criatividade, pensamento sistêmico e colaboração. O papel do gestor tem sua relevância também, que deve ter responsabilidade e autonomia para administrar todas estas mudanças, gerando em sua equipe a motivação para aspectos como manter, transformar, adaptar, realçar, fortalecer e ressignificar.

 

Ao final da apresentação, Juliana definiu alguns métodos de trabalho junto à equipe de colaboradores que podem auxiliar a atingir resultados e inovação: fazer um desenho para ilustrar processos, envolver todas as pessoas, conhecer bem seu estilo de liderança e onde deve fazer ajustes para ter um time colaborativo e confiante, realizar reuniões semanais para acompanhamento e criar e monitorar os indicadores de desempenho.

 

Este foi o primeiro encontro do Ciclo de Palestras da Abrafiltros em 2020. Segundo João Moura, presidente da Abrafiltros, “ao longo do ano, vamos debater e discutir temas ligados à nossa área e também ao contexto socioeconômico do Brasil e do Mundo. Neste sentido a inovação em busca de melhores resultados deve ser tema central e permanente para as empresas que desejam valorizar e desenvolver de forma sustentável suas marcas”.

 

A próxima palestra acontece no dia 20 de fevereiro e irá abordar “Os aspectos controversos de uma possível Reforma Tributária”, sendo ministrada pelo especialista no assunto Dr. Orly Santana. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site: www.abrafiltros.org.br.

 

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes