Evolução e tendências da comunicação no setor automotivo

24/08/2022 por Solange em Abrafiltros,Evento,Mercado de reposição
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Ações conjuntas entre fabricantes e distribuidores, bem como o engajamento com a diversidade, inclusão e sustentabilidade, marketing digital e Metaverso se apresentam como tendências e desafios para o futuro.

 

Num mundo cada vez mais competitivo e globalizado, apesar de os meios digitais ganharem cada vez mais relevância na jornada de consumo, a comunicação presencial e o bom atendimento ainda são importantes na jornada de consumo. Foi uma das mensagens deixadas por Adriano Bonazio, Gerente de Comunicação & Marketing Abrafiltros e relações públicas com mais de 15 anos na área de comunicação, na palestra “Tendências e desafios da comunicação no setor automotivo”, promovida no dia 11 de agosto, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Na palestra, Bonazio destacou, entre as tendências, as ações de comunicação com amplo alcance. “As recomendações das pessoas são importantes na jornada de consumo”, ressaltou. Também são bem-vindas as ações conjuntas (fabricantes X distribuidores) de comunicação e marketing, bem como o engajamento com a diversidade, inclusão e a sustentabilidade. Metaverso deve ser considerado. “Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, a realidade paralela, criada pelo Metaverso, também ganhará cada vez mais relevância”, comentou.

 

Importância do marketing digital automotivo – Durante a sua apresentação, o gerente ressaltou a importância de desenvolver uma estratégia de marketing digital no segmento automotivo, considerando opções como showroom digital, marketplace, e-mail marketing, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas – WhatsApp e Telegram, chats, produção de conteúdo e publicidade paga. Entre as vantagens de adotar o marketing digital, citou a mensuração, segmentação, geração de leads, alto desempenho de custo e ampliação do alcance. “Cada empresa tem uma realidade diferente da outra, elementos como localização, relacionamento com clientes, política de preços, logística de entrega, atendimento são atributos que não se consegue copiar. Por isso, para acertar na estratégia é fundamental ouvir o cliente”, disse.

 

Impactos da pandemia e um pouco de história – Durante a apresentação, falou sobre os impactos provocados pela pandemia. “Trouxe mudanças de hábitos e consumo, bem como estimulou uma jornada de compra mais curta”, disse. Durante a pandemia, apesar de o comprador ainda verificar a condição do carro pessoalmente antes de comprar, cresce a jornada digital no momento das pesquisas. O Brasil é o país com o maior índice de pesquisa online antes da compra. De acordo com o relatório de 2021 do Global Web Index, 74,6% dos compradores brasileiros buscam informações sobre o produto online antes de fechar o negócio. “Os compradores de carros, novos e usados, passam 60% do tempo pesquisando online”, disse Bonazio, baseando-se num estudo da Cox Automotive.

 

Bonazio explicou que a busca no digital serve como suporte para as tomadas de decisão durante cada etapa da jornada. No entanto, é importante estar atento às formas de influenciá-las, como a construção de marca. Para ele, a construção de marca é fundamental já que, de acordo com pesquisa, 77% consideram no máximo duas marcas no momento da compra. “A construção de marca complementa o esforço de ativação de vendas, auxiliando na construção da demanda”, comentou. Para entender quais particularidades focar na comunicação, Bonazio esclareceu que é preciso investigar o que os potenciais clientes valorizam em termos de atributos de marca – preço, qualidade, segurança, conforto, entre outros.

 

Na palestra, citou também um pouco de história, lembrando que o tema veículo começou a ganhar os jornais impressos em 1896, com linguagem bem diferenciada da atual, com imagens mais chamativas e textos mais longos,

culminando no primeiro anúncio de carro em 1897.

 

Para finalizar, Bonazio disse que a comunicação deve ser 360º, integrada, multimídia e multistakeholder.

 

O Abra Talks iniciou às 9h com o engenheiro e projetista mecânico Marcello Vinicius Bernardini, especialista na fabricação de filtros para controle de contaminação ambiental, com experiência de 25 anos adquirida em grandes empresas do segmento, abordando o tema “Contaminação industrial e seus efeitos no aquecimento global”. Em seguida, Bruno Sidney, engenheiro sanitarista e ambiental e pesquisador de tecnologia e inovação da SABESP abordou o “Polimento no efluente final de uma ETE com o uso de UV e filtração” e, às 10h, Adriano Bonazio, encerrou o evento com o tema “Tendências e desafios da comunicação no setor automotivo”.

 

O próximo Abra Talks, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service, será no dia 15 de setembro.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

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