Checagem das condições do sistema de freio na hora da instalação das pastilhas e sapatas
Desgaste de outras peças pode comprometer o bom desempenho das pastilhas de freio novas
O procedimento da troca da pastilha e da sapata de freio exige também a verificação de outros componentes do sistema de frenagem para garantir eficiência das peças novas. Segundo Ronilso da Silva Toledo, técnico da Fras-le, fabricante mundial para materiais de fricção, no momento da substituição das pastilhas ou sapatas de freio, é necessário analisar todos os componentes periféricos dos freios, tais como cubo de roda, disco de freio, tambor de freio, molas, pino deslizante, reparo de pinças, entre outros itens que devem estar em boas condições de uso.
A revisão para avaliar o estado desses componentes é importante para não comprometer a atuação das pastilhas e sapatas novas. Ronilso explica que, como se trata de um sistema, as peças estão interligadas e podem prejudicar o funcionamento e bom desempenho das pastilhas e sapatas de freio, após a instalação.
Entre as várias situações que podem ocorrer e prejudicar o desempenho das pastilhas de freio, por exemplo, estão o cubo de roda com rolamento danificado e os discos de freio com ranhuras, superfície endurecida e apresentar rebarba. O profissional lembra também que a retífica do disco pode ser feita desde que atenda a espessura para que isso seja possível.
Para evitar o travamento das patilhas novas, é importante avaliar se os flexíveis não estão danificados ou obstruídos (dobrados) e os pinos deslizantes travados.
Além da verificação dos componentes do sistema de freio, Ronilso recomenda sempre efetuar a limpeza e lubrificação dos pinos deslizantes, bem como dos flexíveis e dos reparos da pinça, antes de efetuar a substituição das pastilhas e das sapatas de freio. Mas, o profissional lembra que jamais devem ser utilizados produtos derivados de petróleo para realizar esta operação. No caso do cubo de roda, a limpeza precisa ser feita com escova de aço e rebolo com lixa.
Outro ponto de atenção é não instalar pastilha que não seja compatível com o modelo do veículo. “Pode até encaixar, mas não terá eficiência desejada”, revela.
Estas dicas e outras informações técnicas, Ronilso apresentou em palestra da Fras-le, no Congresso Brasileiro do Mecânico, que reuniu milhares de profissionais da reparação automotiva, em São Paulo, no dia 22 de outubro.
A Fras-le possui portfólio com cobertura para 90% da frota circulante que está em constante evolução. Com atuação global, submete os produtos aos mais rigorosos padrões de qualidade. O Centro de Pesquisa e Tecnologia, maior da América Latina, proporciona a realização de diversos testes químicos de materiais e de desempenho.
A marca Fras-le está presente nos principais campeonatos de automobilismo no Brasil: Stock Car, Fórmula Truck, Porsche Cup, como a pastilha de freio oficial.
Sobre a Fras-le – A Fras-le, fabricante mundial de materiais para fricção, faz parte das Empresas Randon, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição. Além da planta em Caxias do Sul, conta com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, dois centros de tecnologia e desenvolvimento com atuação em mais de 120 países nos cinco continentes.
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