O que fazer para instalar o amortecedor corretamente e não comprometer a sua vida útil

18/02/2013 por Majô Gonçalves em Nakata
Nenhum Comentário

 Ferramentas específicas são primordiais para realizar uma aplicação adequada. Instrumentos como martelo e alicate de pressão podem danificar a peça. Ao dar o aperto final, nunca trave a haste do amortecedor com alicate de pressão já que esta prática danifica de forma irreversível o produto.

 Um dos principais componentes da suspensão, o amortecedor garante segurança, conforto e dirigibilidade aos veículos. Por isso, os reparadores devem ter especial atenção no momento da substituição da peça para que não comprometa a sua funcionalidade. “Na hora de realizar a manutenção, alguns procedimentos asseguram o máximo desempenho dos amortecedores”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Ele lembra, por exemplo, que ferramentas específicas são primordiais para realizar uma aplicação adequada de amortecedor. Instrumentos como martelo e alicate de pressão podem danificar a peça. “Ao dar o aperto final, não se deve, de nenhuma forma, travar a haste do amortecedor com alicate de pressão já que esta prática danifica a mesma”, adverte. No sobe-e-desce do amortecedor, as marcas deixadas pelo alicate funcionam como facas, que cortam o retentor e, consequentemente, há vazamento de óleo. Ferramentas, desenvolvidas especificamente para a montagem, evitam marcas e deformações nos componentes.

 Outro detalhe importante está relacionado ao torque final aplicado no amortecedor que deve ser com o veículo apoiado no chão.

 Haste ranhurada – O supervisor de serviços ressalta também que os amortecedores Nakata contam com acabamento levemente ranhurado em suas hastes. “Essas ranhuras são feitas na fábrica para servir de canais de armazenagem de óleo, assegurando melhor lubrificação da haste e dos componentes internos do amortecedor”, esclarece Silva, finalizando: “Ao trabalhar com lubrificação adequada, o amortecedor garante sua vida útil”.

 IMAGEM_AMORTECEDOR

Sobre a Nakata:

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer, Wix e Power Engine.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia, com faturamento global da ordem US$ 2 bilhões ao ano (exercício 2011).

 Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

versocomunicacao1@uol.com.br

 (11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes