Especificação correta é determinante na hora da troca do fluido de freio

 

Norma que define as características do fluido para cada veículo deve ser seguida, conforme o manual do fabricante e jamais misturar o produto novo com o que já está no reservatório

 

A manutenção preventiva do sistema de freio do veículo envolve a checagem das condições de vários itens, como peças, como disco, pastilha, servo freio e cilindro mestre, além do fluido que também sofre alterações com o tempo de uso, sendo necessária a sua troca, seguindo as recomendações do manual do fabricante. Luciano Costa, gerente da Jurid, fabricante de componentes de freio, faz outra observação importante sobre fluido de freio que funciona como um condutor de pressão e por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade e precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora.  A especificação do fluido de freio deve ser adequada ao modelo do veículo.

Para isso, existem características distintas para cada fluido adequadas para transmissão da pressão hidráulica para as quatro rodas do veículo. Para definir as especificações dos fluidos, foi criada uma norma pelo Departament Of Transportation dos Estados Unidos, que tem como abreviação D.O.T. que separa as propriedades físico-químicas do fluido em categorias, definindo a aplicação. Por exemplo os D. O.T. 3, 4 e 5.1 diferem, especialmente, pelo ponto de ebulição. A temperatura suportada pelo DOT 3 é 205ºC, o 4 é 230 ºC e o 5.1 é 260 ºC. “Assim, cada veículo tem uma especificação diferente, informação que consta no manual do carro e, em alguns casos, na tampa do reservatório do líquido de freio. O uso incorreto do D.O.T pode comprometer o sistema de freio”, explica o gerente.

Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.

A Jurid oferece ao mercado linha de fluidos de freio e conta em seu portfólio com linhas de pastilhas, sapatas e lubrificantes. Todos os produtos estão disponíveis para consulta no aplicativo da Jurid do Brasil que pode ser baixado gratuitamente em smartphones na loja Apple e Play Store, digitando Jurid do Brasil ou pelo link: https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid. 

 

Sobre a Jurid do Brasil – A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes