Aplicação de pastilhas de freio requer atenção do reparador
Ao fazer a manutenção nas pastilhas de freio, os reparadores devem ter alguns cuidados para a correta aplicação, entre eles, não substituir pastilhas novas em discos comprometidos.
Para garantir a correta aplicação de pastilhas de freio é preciso alguns cuidados na hora da manutenção. “Para manusear pastilhas de freio novas, a pessoa deve estar com as mãos limpas, isentas de óleo ou graxa para que o material de atrito não seja contaminado”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Ele lembra também que a pastilha deve ser escolhida de acordo com o modelo de veículo, pois algumas pastilhas apesar de semelhantes podem diferir na aplicação. “A aplicação incorreta pode resultar em ruídos, aquecimento do sistema e até travamento das rodas e perda de eficiência da frenagem”, alerta.
Antes de efetuar a substituição das pastilhas é fundamental fazer uma análise completa de todo o sistema de freio. Estado das pinças, embolo e pinos deslizantes. Se estiverem travados, destravá-los e lubrificá-los.
Também se deve analisar o estado dos flexíveis, cilindros de roda, e mestre, sapatas e outros componentes e, havendo necessidade, realizar a troca.
O estado do fluido do freio também deve ser analisado, e substituído de acordo com a recomendação da montadora do veículo. Essa análise é importante para assegurar o funcionamento e equilíbrio do sistema de freio.
Pastilhas novas não devem ser aplicadas em discos comprometidos, somente após a troca dos mesmos. Derivados de petróleo não devem ser utilizados para limpeza ou remoção da camada de proteção dos discos.
Após a análise completa do sistema, inicie retirando as pastilhas usadas da pinça. Em seguida, recua-se o cilindro da pinça com o sangrador aberto e, após fechar, é feita a instalação das novas pastilhas. “O pedal de freio deve ser acionado levemente algumas vezes até a metade, parando quando ficar enrijecido”, explica. Para finalizar, é feito a sangria do sistema para retirada do ar.
Sobre a Nakata:
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.
No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.