Automação dos filtros de mangas como ferramenta para minimizar as emissões e custos de manutenção

18/10/2022 por Solange em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

Tecnologia eletrodinâmica traz ganhos no controle de emissões e processos, bem como do desempenho dos filtros de manga.

 

Para controlar mecanismos e funções com o objetivo de otimizar processos produtivos, é fundamental o uso de soluções tecnológicas, como a automação e automatização industrial, que são responsáveis não só por elevar a produtividade, mas também garantir a competitividade das indústrias. Tecnologia esta que também é essencial no caso dos filtros mangas, pois pode gerar redução de custos de manutenção e também de emissões de poluentes. “O uso de medidores de particulados como ferramenta de diagnósticos de filtros de manga e seus benefícios traz melhor controle dos sistemas de filtração, otimização dos processos industriais e economia de recursos”, exemplificou Roberta Travaglini Gonçalvesda Área Sales manager do Grupo Envea no Brasil, especialista em monitoramento de materiais particulados, quando proferiu a palestra “A importância da automatização e automação dos filtros de mangas como ferramenta para minimizar as emissões e custos de manutenção”, no dia 6 de outubro, na 20ª edição do “Abra Talks”, evento virtual e mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Comentou que a maioria das indústrias está acostumada a fazer a manutenção corretiva, mas deveria efetuar a preventiva já que ela pode minimizar gastos, evitar paradas inesperadas na produção e diminuir as emissões. Lembrou também que quando se fala em manutenção de sistema de filtração com filtros de manga, costuma ouvir muitas reclamações, como “não há recursos para a procura de mangas furadas”, “por não encontrar o problema há substituição de todas as mangas”, ou “pode levar dias para achar a manga furada”, “há emprego de muitos técnicos para solucionar o problema”, entre outras. No entanto, ela afirmou: “Há soluções para estes problemas”.

 

Citou a tecnologia eletrodinâmica para o controle de emissões e processos, bem como para de desempenho dos filtros, técnica que conta com 100% de eficiência no filtro de manga. “É a única técnica que não necessita o contato da partícula com a haste para a indução da carga; apresenta também checagem eletrônica, zero, span e de contaminação; monitora os baixos níveis de emissão, menores que 0,01 mg/m³; e tem elevada sensibilidade”, ressaltou.

 

Segundo Roberta, a tecnologia, que pode ser instalada tanto na chaminé quanto no pós-filtro de manga, promove o gerenciamento em tempo real, mostrando a eficiência do filtro, maximizando o planejamento da manutenção, otimizando o projeto de manutenção e, com isto, é possível entender melhor a operação e realizar com precisão o monitoramento das emissões de particulados. Portanto, o processo de otimização de filtros pode ser combinado com o monitoramento de emissões ambientais, mantém as emissões da chaminé bem mais baixas, reduz o tempo e custo de manutenção, bem como economia de custo de mangas filtrantes e de produção e permite a manutenção previsionada e planejada.

 

O evento teve três momentos. Após a apresentação de Roberta, Thiago Soares, Diretor Técnico Comercial na BR Group Ambiental, falou sobre o tratamento de esgoto e efluentes industriais e, em seguida, Edison da Matta,
Associado Honorário da Abrafiltros e membro do Conselho Sindipeças/SP, abordou a área fiscal e tributária de autopeças.

 

O próximo “Abra Talks”, última edição de 2022, acontecerá no dia 10 de novembro, com novos temas.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes