Checagem diária de itens pode evitar quebras inesperadas da empilhadeira

Nenhum Comentário

Algumas práticas diárias, que podem ser feitas pelo próprio operador, podem prolongar a vida útil de peças e evitar paralisações de trabalho e gastos com a  manutenção da empilhadeira.

As empilhadeiras, indispensáveis em diversos setores, como na indústria, logística, depósitos, armazéns, câmaras frigoríficas, docas, portos, entre outros, com alguns cuidados diários durante a operação, podem ter a vida útil prolongada. “Alguns procedimentos básicos no dia a dia da operação, além de assegurar maior ciclo de vida útil do equipamento, podem reduzir o tempo de parada para reparos e até gastos desnecessários com peças”, afirma Claudio Henrique Martins, supervisor da TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola. Ele explica que, antes de cada turno, o operador deve verificar se há vazamentos de combustível, óleo de motor ou água do radiador. As condições dos garfos, protetor de carga e do operador, mangueiras hidráulicas, correias de elevação e ancoragem também devem ser examinados. Caso seja encontrada alguma anormalidade, é preciso chamar a equipe de manutenção para realizar o reparo.

Conferir o estado e a pressão dos pneus, nível do óleo, líquido do radiador e fluido de freio também é recomendável, bem como o estado do filtro de ar e de combustível. Ele lembra também sobre outra questão que envolve segurança. “Os adesivos de segurança devem estar instalados e limpos para que a leitura seja facilitada”, comenta.

Antes de cada operação também é aconselhável fazer alguns testes, entre eles, de direção, freios, sinais sonoros, iluminação, aceleração do motor e de funcionamento de elevação e inclinação da torre.

O sistema hidráulico também deve ser verificado a cada turno. “Não pode apresentar vazamentos no cilindro de elevação, de inclinação ou no comando hidráulico, nem barulhos anormais na bomba hidráulica, de direção ou desgaste ou vazamentos nas mangueiras”, adverte.

Após a partida, o operador deve ficar atento aos ruídos não considerados normais, originados da empilhadeira. “Isto pode auxiliar a equipe de manutenção a identificar possíveis problemas mecânicos na hora da reparação”, conclui o supervisor, ressaltando que as manutenções devem ser feitas por profissionais especializados e seguir as recomendações do fabricante da empilhadeira.

Sobre a TVH-Dinamica – A TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012. A incorporação uniu a experiência das duas empresas especializadas em setores distintos: a TVH, com 13 anos de atuação no Brasil em peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas e manipuladores telescópios, e a Dinamica, que acumula 57 anos de mercado na área de distribuição de componentes para tratores e máquinas agrícolas. Com sede no Distrito Industrial de Vinhedo-SP, dispõe de amplo portfólio de produtos para atender a demanda dos mercados em que atua. Possui marcas próprias consolidadas: Bepco e Tractorcraft para agrícola, e TotalSource e TotalLifter para equipamentos de movimentação e industrial.

A TVH-Dinamica pertence ao grupo TVH – Thermote & Vanhalst, de origem belga, com 44 anos de experiência no mercado de reposição de peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas, manipuladores telescópios, tratores e máquinas agrícolas. Com 33 filiais, possui clientes em 173 países e atende os principais equipamentos do mercado.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes