Como as lojas online ajudam a alavancar o comércio de autopeças na pandemia

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E-book da Nakata mostra como abrir uma loja no Mercado Livre para expandir as vendas.

 

Muita coisa mudou durante a pandemia e por conta do isolamento social as vendas online cresceram em vários setores da economia, incluindo o mercado de reposição de autopeças. A Nakata, fabricante líder em componentes para suspensão, lança o E-book para a criação de loja no Mercado Livre para varejos.  “Preparamos um passo a passo que mostra como é simples criar uma loja virtual na plataforma, permitindo que distribuidores  e varejos possam ter mais um canal vendas”, explica Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata.

Várias lojas de autopeças possuem canal de vendas digital no Mercado Livre.

É o caso da Auto Peças Molina, uma das primeiras a participar da loja oficial da Nakata na plataforma e, desde janeiro de 2019, vem mantendo as vendas estáveis. A empresa já participava de comércio eletrônico desde 2010. Para Emerson Marco Martins, diretor da empresa, estar na loja oficial da Nakata permite explorar novos mercados e produtos de cauda longa. Com equipe dedicada para cuidar dessa área, Martins explica que o e-commerce tem ajudado nas vendas durante a pandemia, acabou sendo um suporte devido à facilidade de acesso remoto a qualquer momento em uma época de isolamento social. As perspectivas, segundo o diretor, é ampliar a visibilidade e vender para todo o Brasil, aumentando o faturamento.

Já a Ivecompany, distribuidora especializada em autopeças para reposição de comerciais leves, VUCs e veículos pesados, com três anos em operação, possui canal digital para vendas há um ano e meio.  Segundo Eder Giacomini, um dos sócios, o comércio online foi fundamental para atravessar a crise instaurada com a pandemia do coronavírus.  “Em março, tivemos o melhor mês da história com as vendas online, o que manteve o faturamento dentro da média. O e-commerce é um canal que vai crescer e vamos investir mais, hoje representa 10%, com a crise passou para 16%”, explica.

Outro exemplo é a Hipervarejo, com loja própria atua em vários marketplaces, e também participa da loja oficial da Nakata no Mercado Livre, tem os negócios 100% online. Para o gestor comercial de e-commerce, Bruno Ravanholi, abrangência, escalabilidade, conhecimento de marca são algumas portas que o meio digital abre. “O consumidor busca pelo maior número de referências antes de tomar uma decisão de compra, o digital está presente direta e indiretamente em quase todas as consultas do consumidor final e influencia na tomada de decisão”, completa.  No período de pandemia, Ravanholi revela que as vendas cresceram 20% na categoria de autopeças.

Já a Autopeças Lauto, com duas unidades localizadas, em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, iniciou as vendas online no Canal da Peça, inicialmente, atendendo apenas no estado de São Paulo. Recentemente, começou a vender pelo Mercado Livre também e faz parte da loja oficial da Nakata na plataforma. Segundo Thales Lima, da área de marketing, a consultoria oferecida pela Nakata foi muito importante para orientar e ajudar no projeto. “Até agora ele tem tirado todas as dúvidas – e olha que temos muitas. A consultoria nos traz inputs estratégicos para o mercado digital que jamais pensaríamos no modelo tradicional”, revela.

Como todo e qualquer varejo, Lima revela que é necessário estar onde nosso público está. “Quando alguém precisa de amortecedor dianteiro do gol, ele não liga mais para o mecânico para perguntar sobre a peça. Ele pesquisa na internet. Hoje precisamos prever o momento em que nossos clientes vão precisar de um amortecedor. Por isso, a presença e engajamento digital são essenciais para o sucesso de uma marca, principalmente se as vendas são pela internet”, afirma.

Como comércio online amplia o alcance de acesso aos produtos, as expectativas são de crescimento do volume de vendas para que se torne maior ou igual ao de uma loja física. “Em breve, poderemos considerar as vendas online como uma filial da Autopeças Lauto”, estima Lima.

Para acessar o E-book da Nakata com loja oficial no Mercado Livre, basta clicar no link https://bit.ly/loja-oficial-nakata

 

Sobre a Nakata Automotiva:

 A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

 

Mais informações:

Verso Comunicação

Assessoria de Imprensa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva

Majô Gonçalves – jornalista MTB 24475

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Solange Suzigan

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(11) 4102-2000 / 99905-7008

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