Como detectar desgaste de componentes de borracha do sistema de suspensão

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Coxins, buchas, batentes e coifas estão entre os itens que devem ser checados no momento da manutenção.

 

Além dos pneus, diversos outros componentes do veículo são feitos de borracha e merecem especial atenção na hora da manutenção para que seja garantido o máximo de desempenho do automóvel e segurança no trânsito. “No sistema de suspensão, os coxins, itens fundamentais para amenizar as vibrações do motor, suportar impactos do chassi e outros, são confeccionados em borracha, sofrem fadiga e podem se romper”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explicando que: “Ruídos provenientes da parte inferior do carro e vibrações no câmbio podem ser sinais de comprometimento dos coxins”.

Buchas, além de absorver impactos, também evitam o atrito de ferro com ferro na suspensão. Podem ocasionar, além de ruídos, folgas na fixação. O mesmo acontece com os coxins dos amortecedores que tem a função de  isolar a carroceria das vibrações e ruídos oriundos das imperfeições do solo.

 

Outra peça, embora não seja de borracha na grande maioria dos carros, importante no sistema de suspensão e que deve estar sempre boas condições é o batente. “O componente ajuda a absorver impactos e diminui as batidas de final de curso das molas, contribuindo para sua maior durabilidade”, ressalta.

 

A coifa da junta homocinética também produzida em borracha pode ser danificada com o tempo de uso. “Graxa nas rodas e no para-lama pode ser indício de que a coifa rasgou”, alerta. Segundo o gerente, quando deteriorada pode comprometer toda a junta homocinética, provocando prejuízo bem maior ao motorista. Por isso, é importante analisar seu estado na hora da revisão já que a junta homocinética é responsável por transmitir a força gerada no motor para as rodas, sendo essencial para o veículo se locomover. Danificada, o carro para.

 

A recomendação é ficar atento aos ruídos vindos da parte inferior do veículo e sempre checar, periodicamente, itens feitos de borracha, pois podem ressecar, rasgar e ter pequenas fissuras. É fundamental manter as peças de borracha do carro sempre em bom estado de conservação e o funcionamento adequado do veículo. “Realize a substituição sempre que necessário”, conclui.

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

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