Computador de bordo: item importante para garantir vida útil do motor
Sistema integrado que transmite ao condutor diversas informações relevantes sobre o veículo, o computador de bordo pode ajudar assegurar a durabilidade do motor.
Informando dados relevantes sobre o desempenho do caminhão, o computador de bordo pode ser um grande aliado do motorista. “Além de auxiliar o condutor a não cometer algumas falhas à direção, o computador de bordo pode revelar alguma irregularidade em seu funcionamento”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. Isso porque, segundo Laguna, o sistema fornece informações sobre a injeção eletrônica, potência, rotação e óleo lubrificante podem ser importantes para garantir a durabilidade do motor.
“Com o computador de bordo, o usuário pode monitorar e interagir ainda mais com o veículo. Motorista, veículo e motor formam um conjunto e devem estar sempre bem entrosados”, comenta o presidente da entidade. Por isso, estar atento às informações reveladas no painel e respeitar as recomendações do fabricante é essencial para a vida útil de todos os componentes.
De acordo com Laguna, além de preservar o veículo em boas condições, o motorista ainda pode fazer bem ao seu bolso. Basta utilizar as informações reveladas pelo computador de bordo, como em relação consumo para economia de combustível ou o alerta de velocidade para evitar multas.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.