Conarem conta com diretores regionais estaduais
Desta forma, a entidade ganha representatividade e busca atender as necessidades de cada região.
O Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, para atender a base associativa em cada região, conta com diretores regionais em vários estados, onde há maior número de cidades. “Já em regiões menos populosas, unimos algumas áreas para facilitar o trabalho destes diretores”, explica o presidente da entidade, José Arnaldo Laguna.
Ele afirma que as regiões que existe maior concentração de cidades e mais empresas foram subdivididas e nomeados coordenadores regionais, estes passaram a serem porta-vozes da sua área de atuação no movimento estadual e nacional.
“A cada três meses, as lideranças se encontram para debater as questões principais de cada região, isso permite compreender as dificuldades e, com isso, traçar programas mais abrangentes que atendam a maioria dos associados”, comenta Laguna.
A entidade busca levar informação e treinamento para a Rede Conarem de Retíficas. Para isso, possui parceria com os principais fabricantes de Motors como: Cummins, MWM, Perkins, Yanmar, Deutz, Kolher Lombardini e de auopeças como a KSPG-Motorservice, Riosulense, Garret e Mahle. “Identificamos as necessidades de cada região e procuramos atender da melhor forma possível e o papel do diretor regional é fundamental para isso”, revela Laguna.
Cada região tem as suas peculiaridades, principalmente com a grande diversificação da frota circulante de veículos. Com esse trabalho das regionais, é possível desenvolver um planejamento de ações bem estruturado para cada localidade.
Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.