Conarem promove Encontro Nacional da Rede na Automec 2017

02/05/2017 por Majô Gonçalves em Conarem
Nenhum Comentário

O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) reuniu retificadores de diversos pontos do País, no Encontro Nacional da Rede Credenciada, durante a 13ª Automec, no dia 28 de abril, no São Paulo – Expo. “A feira é um sucesso, com nova estrutura, onde foram realizados investimentos de R$ 450 milhões de dólares, amplo estacionamento com 4.500 vagas e localização perto do aeroporto”, afirmou José Arnaldo Laguna, na abertura do evento.

DSCF4379_

José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem

A comercialização de peças usadas e a preocupação com a Lei Nº 12.977/14, que regulariza atividade de desmanche, sucateiro ou desmontagem de veículos, foi um dos temas levantados em seu discurso. “O Conarem se aproximou do Detran-SP e realiza trabalho junto ao Denatran desde outubro de 2016, para tentar regulamentar a comercialização nacional das peças usadas, visando a segurança do consumidor e o direito do setor retificador em adquirir matéria prima de baixo custo para recondicionar”, comentou.

 

Laguna apontou também outros serviços oferecidos aos associados, entre eles, o novo portal da entidade, que contará com novo banco de dados, com 4.862 tipos diferentes de motores em fase de implantação; modelo de sugestão de edital de licitação pública, exigindo comprovação técnica da retífica; Tabela Referencial de Preços e Tempária; retíficas credenciadas por estado e cidades, bem como materiais de apoio nas áreas de meio ambiente, equipamentos e jurídico.

 

Falou também sobre a NR12 – Instrução Normativa 129, que proíbe a autuação pelo Auditor Fiscal do Trabalho na primeira fiscalização NR12, que deve ser emitido termo de notificação, fixando prazo de até 12 meses para correção de irregularidades. E a IN 129 ainda permite que seja acordado em prazo superior a 12 meses em caso de necessidade de adequação às conformidades.

 

No tema venda a prazo, citou o cartão de crédito BNDES-PJ e PF. “Produtos que podem trazer segurança, competitividade, permitindo negociar os serviços e peças”, disse.

 

Um dos desafios do setor também não foi esquecido – formação da mão de obra. “A entidade fez parcerias com a Mahle, Illinois, Riosulense e KS, que oferecem palestras técnicas para as retíficas”, acrescentou. Há também treinamento com o engenheiro Roberto Canassa e Orestes Silveira Correa, in loco; treinamento no Centro de Tecnologia da Mahle, em Jundiaí/SP, e na KS, em Nova Odessa/SP.

Entre as parcerias comerciais citou a Cummins, Deutz, MWM, Kotler Lombardi, Perkins e Yanmar. “Estamos ampliando esforços para desenvolver novos acordos com outros fabricantes.”

 

Laguna comentou sobre o braço comercial da Rede Nacional de Retíficas credenciadas ao Conarem – Rede União, que viabiliza a compra direta com fabricantes, inclusive em volumes pequenos, com preço diferenciado. “Agora também há importação direta de kits de cilindros da fabricante Yenmak”, completou.

 

Ao final do discurso, Laguna falou sobre a Missão Empresarial 2017 para a Autopromotec, em Bolonha, de 24 de maio a 2 de junho, também com visita a COMEC – fabricante de máquinas e equipamentos para retíficas de motores.

 

Vedação completa com a Illinois – Com a finalidade de trazer o que há de mais moderno em tecnologia de vedação, juntas, retentores, silicone e parafusos de cabeçote, há três anos, a Illinois do Brasil estruturou estoque regulador em Guarulhos/SP. “Garantimos a vedação completa de motores ao usar as juntas metálicas Metalgraf, que conta com tecnologia de última geração e materiais de primeira qualidade vindos da Alemanha, Europa e Estados Unidos, juntamente com a troca dos parafusos”, ressaltou Carlos Peres, gerente comercial da Illinois, em sua apresentação no evento do Conarem. Lucas Tur, diretor de marketing da Illinois, destacou a importância da parceria com o Conarem. “Estamos satisfeitos e estaremos na Rectilatina para debater os assuntos do setor”, falou Tur, convidando a todos para visitarem o estande da empresa na Automec.

 

Actioil para preservar o motor  – Rodrigo Brazzach, gestor comercial Brasil-América Latina da Actioil, falou sobre o produto multifuncional A550, já homologado por diversas marcas, entre elas, Renault, New Holland, Case CNHI, JCB e Volvo. “O diesel tem teor de 8% de biocombustível por lei, mas será elevado para até 10% em 2019”, afirmou. Na Argentina é de 13%, Uruguai, 8% e no Paraguai, de 1 a 5%. “Cada país define sua política, mas não tem volta o aumento desse percentual”, ressaltou.

Brazzach explicou que biodiesel é um dos três fatores de contaminação do combustível, mais a água e o enxofre, sem contar a armazenagem incorreta. “Grande parte do biodiesel é produzido com mamona, soja e girassol. O grande problema é a impureza das fontes orgânicas”, disse.

Entre as principais ações do A550 estão: biocida, capaz de estabilizar a formação de microrganismos; antioxidante, anticorrosivo, melhoria de lubricidade e eleva a quantidade de anticongelantes. “O A550 elimina as bactérias que formam a borra, seu antioxidante evita a decomposição do diesel e tem ação detergente, o que auxilia na retirada da placa da colônia de bactérias”, enfatizou o gestor, explicando que uma película é formada nas paredes do tanque e todo o sistema, evitando assim a necessidade de aplicar o produto a cada abastecimento. A troca deve ser feita com 60 mil km, 6 meses ou 250 horas, o que vencer primeiro.

Com relação comercial com a rede Conarem, Brazzach comentou que há possibilidade da Actioil entrar na Rede União e está aberto a negociações.

 

Deutz amplia atuação com a Rede Conarem – Hamilton Júnior, da Deutz do Brasil, tradicional fabricante de motores de combustão interna, com produtos em conformidade com as mais severas exigências de emissões, comentou sobre a linha de motores a diesel e a Rede Credenciada Conarem que vem crescendo e se profissionalizando. Com isso, Jr. ressaltou que a marca conta com ampla cobertura no país e apontou os critérios técnicos para escolha de empresas credenciadas, citando: comprovação de conhecimento em motores diesel, performance reconhecida pelo mercado, alta qualificação técnica, boa estrutura de serviços e forte atividade comercial. Entre os desafios da rede credenciada, lembrou que deve ser evitada a movimentação dos motores para manutenção, reduzir tempo de serviço, assistência técnica com padrão Deutz, buscar a satisfação dos clientes e reduzir tempo de espera de peças.

 

Com relação aos produtos, o executivo citou alguns modelos como TCD3 6L Tier 4, que está chegando ao Brasil; G2.2 & G2.9 Tier 4f, TCD5.0L4 Tier 4f, e TCD9.0 Tier 4f.

A fabricante fornece motores para os segmentos de plataformas (JLG, Terex – Genie, Haulotte e Skyjack), estradas (Bomag, Volvo, Wirtgen, Hamm, Sany, Ammann, Vogële), Mina Subterrânea (Atlas Copco, Normet, Sandvik), GSE Aeroporto (TLD, TUG, Hitzinger, Guinault Lebrum), perfuração ( Llamada, Casagrande, Solmec), construção (SOLG, Wacker Neuson, Menzi Muck, Sany, Liebherr), empilhadeira (Linde, Still), entre outros.

Antes de concluir, Júnior mencionou os grupos de geradores diesel e biodiesel e deixou a seguinte mensagem: “Utilizem nossa marca para gerar negócios e buscar novas oportunidades”.

Para finalizar Hamilton Junior agradeceu o CONAREM, pois a sua rede autorizada foi estruturada na grande maioria com as retíficas credenciadas deste órgão pela capacidade, estrutura técnica e comportamento ético.

 

Perkins amplia parceria credenciando empresas da Rede Conarem – Na última apresentação do evento, Vanda Camargo, gerente de vendas da Perkins Motores do Brasil, do grupo Caterpillar, falou sobre a parceria com o Conarem, para aproximar os retificadores e levar o conceito de peças genuínas para reparação de motores. “Estamos expandindo a rede de serviços e a rede Conarem já tem preparo, tem diferencial, segue processos e procedimentos. Tem todos os atributos para serem parceiros da Perkins”, ressaltou a gerente, acrescentando: “A rede Conarem se encaixa perfeitamente como distribuidor Perkins”.

Sobre a empresa Vanda explicou que é a MDPower, distribuidor master da Perkins, que faz o credenciamento da rede.

Alfredo Sarmento, gerente geral da MDPower, falou sobre o processo de credenciamento e ampliação da rede autorizada. “Confiamos na qualidade da rede de retíficas e o processo de gestão da rede Conarem”, falou.

Entre as responsabilidade da MDPower estão: desenvolvimento e certificação de Centros de Serviço e Distribuição, logística de distribuição de peças e serviço e administração de garantias, estoque de peças de reposição e motores novos, desenvolvimento de OEM’s (treinamento, engenharia de aplicação e instalação) e vendas e marketing. Já as responsabilidades da rede  autorizada são: oferecer peças de reposição para manutenção e suporte ao produto, dar prioridade a serviços em garantia, notificar fabricante sobre anomalias nos motores e manter estoque mínimo de peças de giro. Para 2017, a previsão é ter mais 26 distribuidores.

Com fábricas, nos Estados Unidos, Brasil, Índia, China e Reino Unido, e 100 distribuidores globais que servem 180 países, a Perkins possui fábrica em Curitiba/PR, desde 2003, e ampla gama de produtos, que vai de 400 Series a 4000 Series, 8.2-597 kW (11-800hp) regulados e não regulados, que atendem às legislações de emissões. Há motores para aplicações agrícolas, geração de energia, construção, industrial, movimentação de material, entre outros.

“Seguimos as normas de emissões de todos os países”, comentou a gerente, ressaltando que no caso de equipamentos agrícolas e de construção atendem a Proconve MAR-1.

No final da apresentação, Vanda comentou que a Perkins está trabalhando para ter depósito de peças no Brasil, para gerar benefícios como visibilidade da marca, competitividade de preços, disponibilidade de peças, agilidade na entrega, redução de lead-time e otimização na cadeia logística.

 

Participantes falam da importância da aproximação com o Conarem

 

Durante o ciclo de palestras, Vanda Camargo, gerente geral de Vendas América do Sul da Perkins, afirmou que a aproximação desta empresa do Grupo Caterpillar à rede de retíficas do Conarem deve-se ao fato de ela ser formadora de opinião. “Esta parceria vai agregar muito à expansão da nossa rede de serviços autorizada. A Rede Conarem tem atributos de procedimentos e produtos que são diferenciais para o segmento”, disse.  E complementou: “A rede se adapta totalmente ao que necessitamos para credenciadas Perkins”.

Vanda também explicou que a empresa vai disponibilizar, principalmente, conhecimento técnico aos cadastrados, por meio de materiais produzidos.

Alfredo Sarmento, gerente comercial da MDPower, master distribuidor Perkins para todo o Brasil, destacou a participação frequente no Conarem como vital para dar o suporte pós-vendas da empresa. “Para nós, a parceria com o Conarem é muito importante; por seu intermédio, sabemos que estamos falando com retíficas qualificadas”, comentou. Sarmento ainda ressaltou o fato de a MDPower, atualmente, ter um de seus focos voltados à ampliação de parcerias. “O Conarem nos dá todos os subsídios para que possamos concretizar nossa meta, já que, como a rede, estamos em constante desenvolvimento.”

Para Lucas Tur, diretor de Marketing da Juntas Illinois, e Carlos Peres, gerente comercial, a oportunidade que o Conarem proporciona para firmar parcerias “é essencial aos negócios”. “Como somos uma empresa argentina, com um filial há quatro anos em São Paulo, estar ligados ao Conarem é uma forma eficiente de divulgar a marca e produtos Illinois”, salientou Carlos Peres. “Desde o ano passado, fortalecemos a parceria com a realização de palestras técnicas, por enquanto com foco no Sul e Sudeste do país”, acrescentou o diretor Lucas Tur.

 

Para Rodrigo Brazzach, gestor comercial Brasil-América Latina da Actioil, a primeira participação no Conarem deste ano já trouxe resultados positivos. “Pudemos falar sobre nossos produtos, nos relacionarmos com representantes, fazendo vários contatos, e combinar futuras conversas”, resumiu.

Já Hamilton Junior, da Deutz, a parceria com a Rede Conarem se consolidou nos últimos anos. “hoje em dia, está mais profissional”. “Oferecemos treinamentos e discutimos questões essenciais, como a importância de as retíficas credenciadas definirem estratégias para melhorar suas rentabilidades.” Ele também emendou que a parceria vem ao encontro do desejo desta empresa de origem alemã expandir suas marcas.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

 

Mais informações:

Verso Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

 (11) 4102-2000 / 99905-7008

http://versoassessoriadeimprensa.com.br/

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes