CONAREM realiza encontro com entidade internacional que representa empresa de remanufatura de motores

06/01/2015 por Majô Gonçalves em Conarem
Nenhum Comentário

Entidade estabelece intercâmbio para troca de informações e aprimoramento de conhecimento técnico, como modernos sistemas de limpeza que pode ser adotado no Brasil.  

Durante a visita à Rematec-USA, feira voltada ao mercado de remanufatura, que aconteceu nos Estados Unidos, representantes do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, se reuniram com membros da APRA, associação que representa os remanufaturadores nos países Norte Americanos, e da FIRM – Federação Internacional dos Remanufaturadores de Motores, para estreitar relacionamento e criar um intercâmbio que permita trocar informações, unindo interesses em comum. Desta forma, segundo o presidente do CONAREM, José Arnaldo Laguna, foi possível se aproximar das entidades de remanufatura e recondicionamento de motores e peças dos Estados Unidos e obter informações sobre mercado e procedimentos que podem contribuir com a atualização de conhecimento técnico e ficar a par da legislação daquele país. “Em visita a feira Rematec o que chamou-nos a atenção foram os processos de limpeza, uma vez que os Estados Unidos possuem legislação rigorosa em relação ao meio ambiente”, afirma.

Laguna explica que as empresas utilizam sistemas sofisticados para a descontaminação, como a queima das peças em máquinas aquecidas a gás ou um processo de jateamento que remove a crosta de carvão e deixa a superfície bem limpa, sem utilizar água. “O mais importante é que, com este sistema, a peça não fica com resíduos que podem se soltar durante o funcionamento do motor, como o que utilizávamos no passado (areia)”, revela. O presidente do CONAREM conta também que o mais interessante de tudo isso é que o valor da máquina é acessível para empresas de pequeno porte e o material utilizado no processo não é caro, viabilizando a sua aplicação desde que a limpeza das peças seja remunerada pelo cliente.

Ao perceber que o sistema é eficiente, os representantes do CONAREM que participaram do encontro, convidaram os fornecedores para visitarem o Brasil durante a AUTOMEC 2015, que acontece de 7 a 11 de abril, para apresentarem a tecnologia.

Laguna comenta que o processo de utilização de produtos remanufaturados nos EUA é tradicional. “Décadas atrás o Conarem já tinha visitado as principais empresas que retrabalham os motores para as montadoras ou para comercialização direta via varejo de autopeças”, acrescenta.

Na visão do presidente do CONAREM, ficou nítido no contato com a APRA e FIRM que o mercado brasileiro gera interesse devido à oportunidade que se aproxima, quando será liberada a entrada no Brasil de componentes remanufaturados em outros países. “Também comentamos que o mercado brasileiro tem particularidades que acabam por dificultar a simples troca do motor. A cultura do proprietário em manter seu veículo com todo capricho impede que receba em troca um motor sem saber o que há dentro. Além disso, a legislação brasileira acaba por proteger o consumidor, ao vincular o número do motor ao chassi e veículo, dificultando a implantação do processo à base de troca”.

Laguna complementa que os diretores da FIRM ficaram muito interessados nos trabalhos realizados no Brasil, como a Rede Nacional de Retíficas, Rede União, Garantia Nacional e ABNT NBR 13.032/15.831. E ao retornar, já trocaram documentos sobre os processos de qualidade em utilização na Alemanha e os que praticamos aqui.

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, incorporou as principais associações estaduais de retíficas e trabalha em parceria com os sindicatos empresariais dos estados (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO/PA), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes