Cuidados com sistema de arrefecimento podem ajudar a garantir vida útil do motor
Nível do líquido de arrefecimento deve ser o estabelecido pelo fabricante do caminhão, bem como a proporção da água e aditivo devem ser adequadas para manter a durabilidade do motor. Tampas do radiador e expansor também são importantes para manter a pressão do sistema de arrefecimento.
A falta de atenção com a manutenção preventiva pode afetar o motor do caminhão e causar grandes prejuízos aos motoristas. “Hoje, a evolução da tecnologia trouxe maior qualidade aos motores e, consequentemente, uma vida útil mais longa. Porém, a falta de cuidados com a manutenção pode encurtar esse período”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retítica de Motores.
Hábitos simples como ficar atento com o sistema de arrefecimento, conferindo o nível da água e aditivo do radiador, podem evitar danos na parte interna do bloco e do cabeçote. “Caso esse líquido não esteja em nível e proporção adequadas, o motorista poderá comprometer a vida útil do motor, pois será necessário abri-lo devido à cavitação e corrosão na parte externa da camisa. É a área que circula entre o bloco e a camisa de cilindro”, adverte. O fato de não colocar aditivo na água pode enferrujar os componentes do motor.
Laguna lembra que é importante verificar a composição do aditivo, uma vez que existem várias marcas no no mercado e o produto tem algumas funções relevantes. Uma delas é elevar o ponto de fulgor. “A água ferve a 100ºC, com o aditivo chega a 112ºC/120ºC, evitando superaquecimento”, explica. Outra vantagem oferecida pelo aditivo é o controle da acidez da água. “Assim, o líquido estará limpo e permanecerá nas cores rosa ou azulada”, diz.
Ele enfatiza também que, além da importância da correta quantidade de água e aditivo no sistema, a tampa do radiador e do expansor são fundamentais para o funcionamento do motor. “A tampa mantém a pressão do sistema de arrefecimento em ordem, contribuindo para a durabilidade do motor”, esclarece Laguna.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.