Cuidados diários ajudam a manter a empilhadeira em boas condições de uso

Nenhum Comentário
Operador deve checar itens do motor e de segurança, evitar sobrecarga no equipamento e deslocamento em rampas e guias. 

A manutenção das empilhadeiras começa com o cuidado diário. Alguns itens devem ser checados todos os dias pelos operadores das máquinas, evitando desgaste prematuro de peças e quebras inesperadas. A manutenção preventiva garante o bom funcionamento da empilhadeira, reduz custos com reparos inesperados e não compromete a produtividade.

Para isso, Claudio Martins, que possui mais de 15 anos de experiência neste segmento e é da área comercial da TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, indica a realização de um check-list diário que pode ser executado pelo operador. No caso de empilhadeiras à combustão, é importante checar os níveis de água do sistema de arrefecimento, óleo do motor e óleo da transmissão e também conferir as condições de itens de segurança, como extintor, cinto de segurança, lanterna e farol. Também deve verificar as condições dos pneus que precisam estar calibrados de acordo com as necessidades de uso, respeitando as indicações do fabricante.

Segundo Ederson Braga, coordenador de manutenção de manutenção da SM Empilhadeiras, empresa especializada em manutenção de equipamentos e venda de peças, localizada em Americana-SP, devido à falta de manutenção preventiva um dos motivos de quebra de empilhadeiras é a falta de óleo do motor. Para ele, a checagem diária realizada pelo operador evita o problema que pode tonar o custo do reparo elevado, principalmente se afetar as peças do motor. “Há casos em que é necessário fazer a retífica do motor porque o nível do óleo ficou baixo e não foi detectado a tempo”, explica.

Ele recomenda fazer a troca do filtro de ar a cada 250 horas de uso e a substituição da correia dentada a cada 2 mil horas.

Outro cuidado importante é não ultrapassar o limite de carga da empilhadeira, para não sobrecarregá-la e acabar provocando desgaste prematuro das peças.  O técnico de manutenção adverte também que a empilhadeira só deve ser usada em locais planos. Guias e rampas podem afetar o sistema do eixo direcional da máquina que foi projetada para se deslocar em superfície plana, sem desnível.

Para garantir o bom funcionamento da empilhadeira, o ideal é adotar um plano de manutenção, com check-list diário de itens que podem ser feitos pelo operador. Todas as informações devem constar em um relatório com o histórico da máquina.

Sobre a TVH-Dinamica – A TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012. A incorporação uniu a experiência das duas empresas especializadas em setores distintos: a TVH, com 13 anos de atuação no Brasil em peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas e manipuladores telescópios, e a Dinamica, que acumula 57 anos de mercado na área de distribuição de componentes para tratores e máquinas agrícolas. Com sede no Distrito Industrial de Vinhedo-SP, dispõe de amplo portfólio de produtos para atender a demanda dos mercados em que atua. Possui marcas próprias consolidadas: Bepco e Tractorcraft para agrícola, e TotalSource e TotalLifter para equipamentos de movimentação e industrial.

 A TVH-Dinamica pertence ao grupo TVH – Thermote & Vanhalst, de origem belga, com 44 anos de experiência no mercado de reposição de peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas, manipuladores telescópios, tratores e máquinas agrícolas. Com 33 filiais, possui clientes em 173 países e atende os principais equipamentos do mercado.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes