Encontro Nacional do Conarem destaca ações de empresas parceiras e apresenta novos serviços que podem agregar valor às retíficas

09/04/2014 por Majô Gonçalves em Conarem,Evento
Nenhum Comentário

Entidade apresenta resultados das parcerias com a fabricante KS e MultipluSeguros, além de possibilidade de novos negócios com as empresas Colven do Brasil, que produz o Vigia, protetor eletrônico de motores, e a multifuncional Actioil, fabricante de aditivo que elimina bactérias para veículos diesel, durante o Encontro Nacional da Rede Conarem, realizado, na  Automec Pesados & Comerciais, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo-SP.

O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) realizou o IV Encontro Nacional da Rede Conarem, durante a Automec Pesados & Comerciais, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP. “O evento conta com várias novidades em peças para motores a diesel, aproxima os associados dos fornecedores e apresenta novas parcerias de negócios aos associados”, afirmou José Arnaldo Laguna, presidente da entidade.

A KS, do Grupo KSPG Automotive, fabricante de peças para motor, que fornece anéis de assento de válvula, bombas d’ água, bronzinas, camisas de cilindro, pistões, entre outras peças, apresentou as ações realizadas em 2013 para a Rede Conarem. O diretor comercial da empresa, Luiz Antônio Lipay, comentou que dos 5.700 treinamentos realizados pela fabricante, 2.181 foram para a Rede Conarem. Após estreitar o relacionamento com os associados do Conarem em 2013, a meta, para este ano, é ampliar a troca de conhecimento técnico com o segmento de retíficas, levando treinamento para regiões ainda não atingidas, além de aproveitar estes eventos para identificar oportunidades para fortalecer o setor.

Durante a reunião, também foi entregue aos afiliados da entidade cartilha da KS com orientações sobre a certificação Inmetro de componentes automotivos, elaborada pela empresa, com o objetivo de sanar eventuais dúvidas sobre o assunto.  A obrigatoriedade da comercialização no varejo de peças para motor (anéis, anéis de pistão, bronzinas, bomba elétrica de combustível, pistões, pinos e travas), além de outros itens (buzinas, lâmpadas e amortecedores) com o selo do Inmetro passa a valer a partir de 25 de julho. “A fiscalização será feita pelo IPEM – Instituto de Pesos e Medidas e as multas para quem for flagrado vendendo essas peças sem a certificação variam de R$ 800,00 a R$ 30 mil, sem falar do efeito multiplicador dependendo do volume de mercadoria apreendida pelo órgão”, alerta o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.

Serviço exclusivo de guincho para retíficas – Atendendo às necessidades da Rede Conarem, a MultipluSeguros desenvolveu, em parceria com a Mapfre, um produto exclusivo para as retíficas associadas ao Conarem. Trata-se de um seguro específico para veículos pesados – Assistência 24 horas – caminhões e utilitários, que oferece socorro mecânico, reboque, serviço de resgate e chaveiro. Segundo o gerente de vendas regional da Mapfre Assistance, Wellington Lopes, o produto pode ser oferecido para veículos novos e usados, multimarcas, nacionais e importados com até 20 anos de uso. “Oferecer assistência 24 horas agrega grande diferencial na oferta de serviços da retífica, oferecendo a tranquilidade ao cliente de poder contar com suporte caso ocorra algum problema”, salientou Lopes. A empresa também oferece serviço de assistência 24 horas para automóveis.

Novas parcerias – Também foi apresentada mais uma parceria da entidade que poderá gerar renda complementar para o negócio de retíficas – o protetor eletrônico de motores Vigia, da Colven do Brasil. O componente alerta quando a temperatura do motor se eleva a níveis críticos ou quando a pressão de óleo diminui demasiadamente, impedindo danificações. Outro produto que pode render novos negócios é o A550 Actioil, tratamento multifuncional específico para a conservação e proteção do combustível e para limpeza de motores Ciclo Diesel. “O Actioil elimina e evita bactérias, propiciando queima adequada do combustível, e mantendo o diesel estável por 180 dias, reduzindo o custo de manutenção”, disse, gerente nacional de vendas da Actiplus, Julio César da Silva.

Ao final da apresentação do novo produto, Laguna ressaltou a importância de oferecer solução técnica ao cliente final e eliminar o uso da garantia. “O biodiesel com o diesel gera parafina ou borra que entope as unidades do motor. A aplicação do aditivo resolve a dificuldade por até seis meses”, afirmou.

Outro produto apresentado aos empresários do segmento de retíficas foi o grupo de geradores, da Deutz Brasil, que pode ser utilizado em diversas aplicações, entre elas, construções, locadores, empresas de engenharia, condomínios, hospitais, supermercados e empresas. “Toda rede de retíficas pode negociar grupo de geradores”, afirmou Fernando Rosa Santos, coordenador técnico da empresa.

A Deutz ampliará a rede no Estado de São Paulo, com mais cinco ou seis microrregiões e prevê expandir também nos Estados do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte e Ceará.

Consultorias – Fechando o pacote de serviços, o consultor Orestes Correa, que promove treinamento para a rede, falou do curso de motor eletrônico Série 900. O engenheiro Roberto Canassa Júnior, que conta com experiência em assistência técnica aftermarket e garantia da qualidade na Mahle Metal Leve, também destacou a assessoria técnica que oferece às retíficas para otimizar a produtividade e melhorar os resultados e o atendimento ao cliente. Laguna acrescentou que retíficas da mesma região podem formar grupos para obterem condições facilitadas de pagamento das consultorias.

Saiba mais sobre o Conarem

Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE),  oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes