Estetização de faróis e lanternas automotivos infringe a legislação por alterar características e comprometer desempenho
Resolução 667 do CONTRAN de 2017 proíbe qualquer alteração dos componentes de iluminação por comprometer desempenho e impactar na segurança do motorista.
A estetização de faróis e lanternas, ramo comum dos segmentos de manutenção e reparação, costuma oferecer serviços de personalização destes dispositivos luminosos. De modo geral, estes serviços são procurados pelo potencial de renovação visual do automóvel. No entanto, desde 2017, mediante a Resolução 667 do CONTRAN, estão proibidos os procedimentos comuns à estetização de faróis e lanternas, como aplicação de pintura, adesivo, película ou qualquer outro tipo de material não previsto originalmente pelo fabricante. Lâmpadas de potência ou tecnologia diversas da original também não podem ser utilizadas.
A ARTEB, uma das principais fabricantes mundiais de sistema de iluminação automotiva com 85 anos de atuação, destaca que o desempenho de faróis e lanternas é fruto de desenvolvimento num longo processo de engenharia, no qual ferramentas computacionais e requisitos normativos configuram cada aspecto do produto. “São consideradas várias questões neste trabalho, como a determinação das características de cada componente, incluindo dimensões e acabamento. Como resultado, existe configuração específica, da qual a robustez e a durabilidade dependem. Assim, quaisquer alterações na configuração geral comprometem o desempenho seguro e a durabilidade, isentam o fabricante de responsabilidades e colocam os usuários em risco”, explica Carlos Moura, coordenador de P&D da ARTEB.
Moura lembra também que práticas comuns à estetização, como a desmontagem para inserção de LED ou pintura, costumam fragilizar a estrutura do produto à entrada de água, propiciam a soltura e a degradação de componentes internos, enfim, impactam no desempenho e reduzem a vida útil. “Até mesmo práticas que são, aparentemente, pouco invasivas, como a recuperação de lentes mediante polimento, afetam o funcionamento e a durabilidade do produto. O polimento danifica a superfície originalmente concebida e retira o envernizamento que lhe servia de proteção. Mesmo nos casos em que se aplica verniz após o polimento, se faz por meios alternativos, alheios aos métodos e processos industriais que, de modo geral, são os únicos capazes de assegurar o resultado necessário”, ressalta.
Enquanto a engenharia automotiva concebe faróis e lanternas enrobustecendo-os em cada aspecto, dos primeiros esboços até os últimos testes em laboratório, a estetização os fragiliza pelas mais variadas alterações, da retirada de características essenciais à incorporação de configurações incompatíveis com a estrutura e a finalidade destes produtos.
Assim, a recomendação de Moura é preservar as características originais, pois aos argumentos em prol da segurança, que nem sempre convencem, incluem-se agora os impactos no bolso, por multas e/ou perda precoce de faróis e lanternas que, fragilizados pela estetização, duram menos.
Sobre a ARTEB – A ARTEB é uma das principais fabricantes mundiais de sistemas de iluminação para o setor automotivo, atendendo montadoras e também presente no mercado de reposição. Empresa nacional, com atuação de mais oito décadas, desenvolve soluções e novas tecnologias que imprimem padrão de qualidade e eficiência na fabricação de faróis, lanternas e break lights, sendo inovadora em concepção design, tecnologia e materiais de última geração.
Com parque fabril em São Bernardo do Campo-SP, onde estão localizados a matriz, centro tecnológico, duas plantas e a Arteb Tech, que desenvolve itens eletrônicos, além da fábrica em Camaçari/BA SIAN, situada no Polo plástico da cidade, próximo ao Complexo Industrial da Ford Moto, a ARTEB possui 1.200 colaboradores.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
(11) 4102-2000/99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria