Etapas do diagnóstico no sistema de suspensão deve ser completo

 

Amortecedores, coxins, molas, bandejas e barra estabilizadora são apenas alguns dos itens que devem ser revisados

 

Composto por diversos componentes, o sistema de suspensão é responsável por ligar o chassi às rodas, manter o contato do pneu com o solo e absorver os impactos sofridos pela roda, garantindo estabilidade e segurança do veículo e conforto dos ocupantes. Por isso, as condições de todos os itens do sistema devem ser checados periodicamente.

A avaliação deve ser completa e iniciar com uma boa conversa com o motorista para questioná-lo sobre barulhos, vibrações e comportamento irregular do veículo. Em seguida, deve ser feito o teste de rodagem, com percurso com curvas, retas, pisos diferentes e velocidades altas e baixas.

 

O próximo passo é conferir o estado de todas as peças da suspensão. No caso dos amortecedores, um dos principais itens do sistema, o reparador deve ficar atento a vazamentos de óleo, amassados e quebra de fixação. Quando comprometidos, perdem a capacidade de controlar a movimentação das molas, peças que também merecem atenção na hora da manutenção. Por isso, deve-se observar se há trincas ou marcas de que os elos estão batendo uns contra os outros além da altura e nivelamento do veículo.

 

Coifas, batentes, coxins e buchas também são fundamentais na hora da inspeção, pois asseguram a durabilidade dos outros componentes. É preciso verificar se não há rasgos ou furos em coifas e comprometimento dos outros itens. Por serem muito exigidos, os pivôs devem ser substituídos em qualquer sinal de comprometimento.

 

Bandeja e barra estabilizadora devem ser avaliadas, com detalhes. Qualquer sinal de folgas ou buchas comprometidas devem ser substituídas.

Sinais de comprometimento da bandeja mais comuns são, ruido e desgaste irregular nos pneus.

 

Todo o conjunto da barra estabilizadora, inclusive as bieletas, nos modelos mais novos, deve ser verificado e se apresentar folga, substituído.

Além dos componentes citados todos os outros sistemas integrados ao sistema de suspensão devem passar por uma inspeção criteriosa.

 

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog Nakata (https://blog.nakata.com.br/diagnostico-do-sistema-de-suspensao-passo-a-passo-para-uma-avaliacao-completa/).

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes