Fatores que podem comprometer catalisador
Má qualidade do combustível, motor desgastado ou desregulado e mau funcionamento da injeção podem afetar catalisador, peça essencial no veículo para transformar gases tóxicos e auxiliar na redução de ruídos.
Formado pelo coletor/turbo de motor, catalisador, tubos flexíveis, silenciosos intermediário e traseiro, coxins de borracha e suportes para fixação, o sistema de exaustão, que tem como objetivo direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuar o nível de ruído emitido pelo funcionamento do motor e transformar os gases nocivos em inertes, deve estar com a manutenção sempre em dia em prol do meio ambiente e da saúde da população. Obrigatório desde 1992, o catalisador tem a função fundamental no veículo de transformar os gases tóxicos, resultantes da combustão do motor, diminuindo a emissão de poluentes, além de auxiliar na diminuição de ruídos. “Os motoristas devem ficar atentos à qualidade do combustível, pois, se estiver adulterado, pode comprometer o catalisador”, adverte Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores, que produz sistema de exaustão, como tubo de motor, flexível, silencioso intermediário e traseiro, catalisador e ponteira.
Motor “cansado” ou desregulado, bem como o mau funcionamento da injeção eletrônica, também pode danificar o componente, pois há possibilidade de derretimento ou entupimento por fuligem. “Isto impediria a passagem de gases, provocando aquecimento do motor além do normal e perda de potência do veículo”, comenta. Neste caso, é necessário desligar imediatamente o automóvel para que a avaria no motor não seja ainda maior. “O catalisador, após a manutenção do motor, deve ser avaliado para verificar suas condições”, alerta.
A recomendação é fazer revisão do catalisador, por meio de análise de gases, quando apresentar anomalias ou aos 80 mil km.
Se o catalisador estiver trincado ou solto internamente devido a batidas, deve ser substituído. A peça, além de ser compatível com a motorização do veículo, deve possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), certificação obrigatória desde abril de 2011 para o mercado de reposição, garantindo, assim, a qualidade do componente.
Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 42 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual perto de 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição. A capacidade atual instalada permite produzir até 6 milhões de peças por ano.
Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.
A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.
Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro.