Freios de serviço e de estacionamento devem ter manutenção em dia para evitar acidentes
Freios de serviço e de estacionamento devem ser revisados seguindo as recomendações do fabricante não só para garantia da durabilidade das peças, mas também para não provocarem acidentes.
O sistema de frenagem, composto por freios hidráulicos com lonas e tambor, merecem atenção especial na hora da manutenção de empilhadeiras, seja o de serviço ou o de estacionamento. “Cuidados com a manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, ajudam o sistema a atuar adequadamente, sem causar travamento das rodas, arraste de pneus e sem provocar acidentes”, afirma Claudio Henrique Martins, supervisor da linha industrial da TVH-Dinamica.
Acionado por pedal e comando por fluido hidráulico, o freio de serviço faz a empilhadeira parar os movimentos. Já o freio de estacionamento é acionado por alavanca manual e conduzido mecanicamente por cabo e possibilita a parada em terrenos planos e inclinados, quando o operador estaciona o equipamento. “Os componentes do sistema de frenagem – sapata, cilindros, pinça, retentor, jogo de reparos e tambor, bem como o nível do fluido de freio – devem ser revisados, constantemente para garantir a vida útil e o funcionamento adequado da frenagem,”, comenta o supervisor da linha industrial. Ele explica também que ambos os freios são fundamentais durante a operação e devem estar em boas condições porque, muitas vezes, durante os deslocamentos são necessários frenagens emergenciais para evitar o encontro da empilhadeira com pessoas ou outros equipamentos. “Diariamente, deve ser verificado se há vazamentos”, alerta.
A TVH-Dinamica conta com todos os itens que compõe o sistema de freios, entre eles, sapatas, cilindros, reparos, tambores e reguladores. Em casos específicos, se a peça não estiver disponível no estoque, a empresa agiliza a entrega porque traz o produto via modal aéreo num prazo de 20 dias.
TVH-Dinamica – A TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012. A incorporação uniu a experiência das duas empresas especializadas em setores distintos: a TVH, com 13 anos de atuação no Brasil em peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas e manipuladores telescópios, e a Dinamica, que acumula 57 anos de mercado na área de distribuição de componentes para tratores e máquinas agrícolas. Com sede no Distrito Industrial de Vinhedo-SP, dispõe de amplo portfólio de produtos para atender a demanda dos mercados em que atua. Possui marcas próprias consolidadas: Bepco e Tractorcraft para agrícola, e TotalSource e TotalLifter para equipamentos de movimentação e industrial.
A TVH-Dinamica pertence ao grupo TVH – Thermote & Vanhalst, de origem belga, com 44 anos de experiência no mercado de reposição de peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas, manipuladores telescópios, tratores e máquinas agrícolas. Com 33 filiais, possui clientes em 173 países e atende os principais equipamentos do mercado.