Gestão estratégica de energia alia custo e melhoria contínua de manufatura
O princípio da melhoria contínua, criado e aprimorado pelos japoneses, tem como base um ambiente de negócios e de convivência empresarial que incentivam a criatividade, eliminando ou reduzindo, ao mínimo, as barreiras burocráticas criadas pelas hierarquias mais rígidas.
O fato é que concluir a implantação de um projeto de melhorias e já pensar em um próximo sobre o mesmo tema parece um tanto utópico. Mas não é! Os japoneses entendem que essas melhorias, pacientemente encadeadas, permitem que a empresa atinja verdadeiros breakthroughs. E o melhor: sem ou com um mínimo de investimento. Apenas e tão somente com a utilização do seu capital humano. Essas empresas têm demonstrado, com muita competência, que terão vida longa no ambiente de negócios.
A energia é um item que merece a aplicação do pensamento enxuto e da melhoria contínua do ponto de vista dos preços dispendidos com este insumo, e ainda que a empresa tenha contratações de longo prazo, vigilância regulatória e monitoramento das variáveis que poderão impactar nos preços futuros, é uma boa prática. Não permite que a empresa “durma” com os louros de boas negociações feitas, mas que podem não se repetir se a vigilância mencionada não for constante.
Mas é no ponto de vista técnico que a gestão estratégica de energia encontra os seus maiores desafios. Isto porque os ganhos já obtidos com uma boa contratação de energia podem ofuscar a necessidade de melhoria contínua na gestão de manufatura moderna de manutenção com indicadores sólidos, e não apenas para “pendurar” nos quadros de gestão à vista e mostrar para os auditores da ISO. A combinação desses dois fatores, financeiro e técnico, é que levarão as empresas a atingirem um grau de excelência na sua gestão estratégica de energia.
Antônio Bento é CEO da IBS-Energy e acumula larga experiência em gestão empresarial e governança corporativa, com atuação em negociação e instalação de joint ventures do setor automotivo, dirigindo operações no Brasil, Estados Unidos, Argentina e China, além de experiência na área financeira e hotelaria.
Mais informações:
Verso Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria