Gestão estratégica de energia alia custo e melhoria contínua de manufatura

03/08/2017 por Majô Gonçalves em IBS-Energy
Nenhum Comentário

 

O princípio da melhoria contínua, criado e aprimorado pelos japoneses, tem como base um ambiente de negócios e de convivência empresarial que incentivam a criatividade, eliminando ou reduzindo, ao mínimo, as barreiras burocráticas criadas pelas hierarquias mais rígidas.

 

O fato é que concluir a implantação de um projeto de melhorias e já pensar em um próximo sobre o mesmo tema parece um tanto utópico. Mas não é! Os japoneses entendem que essas melhorias, pacientemente encadeadas, permitem que a empresa atinja verdadeiros breakthroughs. E o melhor: sem ou com um mínimo de investimento. Apenas e tão somente com a utilização do seu capital humano. Essas empresas têm demonstrado, com muita competência, que terão vida longa no ambiente de negócios.

Torre_

A energia é um item que merece a aplicação do pensamento enxuto e da melhoria contínua do ponto de vista dos preços dispendidos com este insumo, e ainda que a empresa tenha contratações de longo prazo, vigilância regulatória e monitoramento das variáveis que poderão impactar nos preços futuros, é uma boa prática. Não permite que a empresa “durma” com os louros de boas negociações feitas, mas que podem não se repetir se a vigilância mencionada não for constante.

 

Mas é no ponto de vista técnico que a gestão estratégica de energia encontra os seus maiores desafios. Isto porque os ganhos já obtidos com uma boa contratação de energia podem ofuscar a necessidade de melhoria contínua na gestão de manufatura moderna de manutenção com indicadores sólidos, e não apenas para “pendurar” nos quadros de gestão à vista e mostrar para os auditores da ISO. A combinação desses dois fatores, financeiro e técnico, é que levarão as empresas a atingirem um grau de excelência na sua gestão estratégica de energia.

 

Antônio Bento é CEO da IBS-Energy e acumula larga experiência em gestão empresarial e governança corporativa, com atuação em negociação e instalação de joint ventures do setor automotivo, dirigindo operações no Brasil, Estados Unidos, Argentina e China, além de experiência na área financeira e hotelaria.

 

 

Mais informações:

Verso Assessoria de Imprensa 

Majô Gonçalves – MTB 24.475 

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br 

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

 https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes