Gestão humanizada com foco em resultados

09/09/2020 por Majô Gonçalves em Evento
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Ao longo de sua carreira profissional com mais ênfase no setor de autopeças, Antonio Carlos Bento imprimiu sua marca na forma de comandar empresas nacionais e multinacionais preservando o lado humano, sem se esquecer da entrega de resultados.

Falar com franqueza, se colocar no lugar do outro e entender o jeito de cada pessoa, respeitando a individualidade de cada colaborador são as características fortes da gestão de Antonio Carlos Bento à frente de grandes empresas, brasileiras e multinacionais no setor de autopeças onde atuou na maior parte de sua trajetória profissional, além dos segmentos de hotelaria e energia, de onde deixou o último posto de liderança no Grupo IBS Energy para iniciar uma nova etapa na área como consultor e conselheiro em empresas.


Antonio Carlos Bento e Lucelene Dias

Com formação em contabilidade e finanças, Bento sempre teve um olhar clínico para detectar a situação das empresas e até entender a cultura organizacional analisando os demonstrativos financeiros. Mas o que se destaca em sua gestão é a forma de conduzir equipes, fazendo as pessoas pensarem, contribuírem e mudarem conceitos sempre com visão em resultados, considerando o lado humano que faz toda a diferença.  “Gosto de gente e lido com franqueza, sou direto e tenho a convicção que a atuação do líder, nesse quesito, é fazer pelos outros o que eles gostariam que fosse feito, pois somos únicos, diferentes um dos outros. É preciso entender que cada pessoa tem uma forma de agir e pensar, por isso é importante ter o cuidado e saber conversar. As adversidades são imensas dentro de uma corporação, do chão de fábrica à diretoria, é preciso saber se comunicar com todas as áreas e envolver os colaboradores. Para isso, eles precisam acreditar e confiar para que as mudanças realmente aconteçam”, revela.

Como convidado da estreia do encontro virtual da Synapse X – Experiências que constroem ideias – realizado pela Synapse Consulting, consultoria especializada em estratégia para o B2B, da qual é membro, Bento destacou momentos de sua carreira desde o começo, partindo dos estudos e das dificuldades enfrentadas com determinação e autoconfiança que o fizeram chegar a cargos de liderança em importantes corporações, incluindo vivência na China, além de outros países. “Pude conhecer outras culturas que ampliaram a visão sobre os relacionamentos organizacionais. É sempre um aprendizado que ajuda a aprimorar conhecimento”, contou.

Na companhia de Bento ao longo do encontro virtual, participaram Lucelene Dias, profissional de RH que já acompanhou o líder em vários projetos, e o diretor e sócio da Synapse Consulting, André Saab.

Entre as características que marcam sua gestão, Bento revelou que sempre primou pela transparência, cuidado ao conversar para estabelecer uma relação de confiança. “A mudança organizacional só acontece quando as pessoas estão engajadas e, para isso, é preciso que acreditem que fazem parte e são importantes no processo”, apontou.

Foi assim com a preservação do lado humano que sua trajetória acumula resultados financeiros importantes, como em uma empresa que em três anos quadruplicou o crescimento no faturamento. O gestor, à semelhança de um malabarista, deve desenvolver e exercitar , várias habilidades para entender a situação atual, prever cenários e buscar melhores resultados a partir de estratégias que envolvem medidas e participação das pessoas que, por muitas vezes, precisam mudar a forma de pensar para fazer diferente.

Aos 68 anos, Bento, que acumulou amizades e respeito, se define como uma pessoa determinada e altamente crítica. “Gosto muito de fazer perguntas e entender a real situação que se apresenta. Esse diagnóstico é fundamental para traçar o plano de estratégia”, explicou.

Mercado de autopeças – Sobre o momento atual da pandemia, o conselheiro disse que vai passar, mas muita coisa vai mudar, como o home office que veio para ficar. “O importante é saber lidar com a nova realidade, tentar oferecer condições para que funcionários trabalhem em casa com estrutura de apoio. Por outro lado, o profissional deve manter uma rotina, com horário para almoçar e também se preocupar com a aparência”, aconselhou.

André Saab, diretor da Synapse Consultoria, lembrou que a eletrificação impactará de maneira decisiva a indústria automotiva em âmbito global e perguntou a Bento quanto às autopeças brasileiras estão preparadas. Bento concordou que se trata de uma tendência eminente e que poderá significar a morte de muitos competidores tradicionais. Saab destacou que startups podem criar modelos disruptivos, mas apresentam dificuldades em se adaptar as exigências das OEMs que preferem trabalhar com fornecedores tradicionais. Ambos concordaram que as autopeças terão um desafio enorme a sua frente.


André Saab da Synapse Consulting

Bento falou que gerenciar o negócio de autopeças é extremamente desafiador o que lhe propiciou enorme aprendizado. Autopeças ficam espremidas entre montadoras e siderúrgicas, o que torna muito difícil crescer com rentabilidade.
Bento contou com apoio de consultores como Saab para atingir tais resultados. Saab, que ajudou Bento a desenhar estratégias de crescimento que privilegiaram a rentabilidade e não apenas o volume, se colocou à disposição dos espectadores para oferecer mentoria gratuita sobre crescimento com rentabilidade e tendências do setor automotivo como eletrificação, automatização e conectividade. As solicitações podem ser feitas pelo e-mail: contato@synapseconsulting.com.br

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