Maio Amarelo – Controil orienta sobre a função do sistema de freios hidráulicos para eficiência na frenagem

Nenhum Comentário

 

Responsáveis pelo acionamento mecânico do pedal, os freios hidráulicos são importantes para garantir frenagem segura

Todos os componentes do freio precisam estar em boas condições para garantir o funcionamento, de forma eficiente, em situações adversas exigidas no trânsito. No mês Maio Amarelo, movimento internacional dedicado à segurança no trânsito que promove diversas ações de conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas, a Controil, fabricante líder em componentes para freios hidráulicos e soluções em polímeros, destaca a função desse sistema que interfere diretamente na frenagem do veículo.


O freio hidráulico é um dispositivo que ao ser acionado mecanicamente, através do pedal de freio, transforma a força recebida em pressão hidráulica, direcionando o líquido de freio através da tubulação para as quatro rodas do veículo.

Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produtos da Controil,   revela também que o sistema de freio automotivo é composto por uma série de itens que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo e  a linha hidráulica tem papel fundamental nesse sistema. “É responsável por toda a movimentação durante o processo de frenagem”,  informa.

 

Quando o freio hidráulico apresenta desgaste, o motorista pisa no pedal tem a percepção do pedal ceder até tocar o assoalho e o freio não responde de forma adequada. Para contornar a situação de imediato, quando o motorista está dirigindo, pode bombear o pedal, fazendo com que ele volte ao normal, mas essa é uma medida paliativa, e o problema no freio deve ser solucionado imediatamente.

Neste caso, de acordo com Marchiniak, o cilindro mestre,  considerado uma das principais peças do sistema de freio, pode estar com o funcionamento prejudicado.

Outro problema que pode estar acontecendo é o superaquecimento dos freios, por serem muito exigidos do motorista. O líquido de freio entra em ebulição na maioria dos casos devido a contaminação ou não troca periódica do líquido, o que acarreta em formação de bolhas de ar impedindo a geração de pressão necessária para uma frenagem segura.

Nessas situações, o Consultor  recomenda o motorista procurar uma oficina especializada para verificação do sistema de freios e o reparo necessário.

A Controil conta com o portfólio mais completo de componentes de freios hidráulicos do mercado, incluindo cilindros mestre, cilindros de roda, cilindros de embreagem, servos freio, kits de reparos, e reservatórios. Os produtos são desenvolvidos com máximo de rigor e controle de qualidade, testados 100% ao final da linha assegurando o correto funcionamento do sistema de freio dos veículos.

Sobre a Controil – Fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros com atuação em OE e no mercado de reposição, a Controil, com 65 anos de atuação, faz parte da Fras-le, das Empresas Randon, desde 2012. Possui planta fabril, em São Leopoldo-RS, com padrão de qualidade de excelência e tecnologia de ponta em processos de manufatura, com certificações ISO 9001/2000 e IATF 16949. Líder no mercado nas linhas de cilindro mestre e servo freio, a Controil produz também cilindro de roda, cilindro de embreagem, kits de reparo, além de mangueiras injetadas e materiais de borracha para vedação, reunindo o portfólio mais completo em seu segmento de negócio.

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes