Manuseio da soda cáustica requer uma série de cuidados no ambiente fabril
Equipamentos individuais e medidas de proteção evitam acidentes na manipulação do produto em alta concentração.
A soda cáustica, utilizada na composição de sabão e outros produtos de limpeza, quando está em alta concentração precisa de cuidados especiais no manuseio para evitar acidentes. Esse tipo de produto de forma líquida ou sólida, distribuído pela Usiquímica, requer muita atenção ao ser manipulado. O gerente da planta da empresa, Everton Minatti, destaca algumas orientações muito importantes, uma vez que se o produto entrar em contato direto com a pele pode causar queimaduras. Por isso, o executivo explica que a soda cáustica jamais deve ser manuseada sem luvas e óculos protetores, mesmo quando a sua composição é diluída como produtos de limpeza domésticos, sendo mais seguro na prevenção de acidentes, como queimaduras na pele.
Mas a situação mais delicada mesmo acontece quando a soda cáustica é usada em altas concentrações para limpeza de linhas fabris e outros usos industriais. “Nestes casos, é necessário que os profissionais utilizem EPIs específicos, como luvas adequadas, que podem ser nitrílicas, neoprene ou látex, dependendo é claro da concentração”, ressalta.
Além de todo o cuidado durante o envase com sistema automático em embalagens seguras e rigorosos controle de todos os processos, bem como transporte com veículos adequados, a Usiquímica insere em seus produtos instruções sobre o seu manuseio correto. Por se tratar de produto perigoso, a soda cáustica acompanha uma ficha técnica com as informações específicas e a forma certa de utilizá-la.
Completando 78 anos de atuação, a Usiquímica possui instalações amplas em Guarulhos-SP, com tanques de armazenagem de mais de 1 milhão de litros e a área de envase tem capacidade de 30 mil litros por hora. Todo o processo de produção, envasamento e carregamento é monitorado pelo sistema SDCD de última geração que garante confiabilidade e segurança
Sobre a Usiquímica: Indústria química com 78 anos de atuação, a Usiquímica, maior produtor de hidróxido de amônio do Brasil, possui amplo portfólio para diversas aplicações em vários segmentos, como cosméticos, agronegócio, higiene e limpeza, indústria farmacêutica, automotivo, entre outros. Iniciou a sua participação no setor automotivo, em 2012, com a fabricação do Arla 32, solução para o sistema de redução catalítica em veículos diesel que reduz emissão de poluentes, conforme exigências do Proconve P7, legislação que equivale ao Euro 5 na Europa.
Mais informações:
Verso Comunicação
Majô Gonçalves – jornalista MTB 24475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
http://versoassessoriadeimprensa.com.br/
https://www.facebook.com/verso.assessoria