Manutenção adequada no escapamento evita gastos desnecessários e riscos ao meio ambiente

11/07/2013 por Majô Gonçalves em Manutenção de veículos,Mercado de reposição
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Realizar análises periódicas nos silenciosos, flexíveis, coletor e catalisador, não fazer adaptações no sistema de exaustão e utilizar peças de qualidade no momento da reparação podem reduzir o risco de acidentes e de prejuízos financeiros, além de diminuir os níveis de gases ao meio ambiente.

Manter o sistema de exaustão do caminhão ou do automóvel em boas condições de uso é fundamental para que o limite de níveis de ruídos e poluentes não sejam ultrapassados, o que resultaria em multas ou até mesmo apreensão do veículo. “Os motoristas devem realizar a manutenção preventiva do sistema de escapamento para evitar prejuízos ao bolso e, principalmente, diminuir o risco de acidentes”, afirma Henry Grosskopf, gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

É aconselhável revisar regularmente o silencioso, flexíveis e tubulação do sistema de exaustão. “É preciso verificar se não há furos no silencioso principal, componente que reduz o nível de ruídos”, ressalta. Ao observar ruídos, falta de potência, excesso de fuligem ou fumaça preta, é necessário fazer uma análise em oficina de confiança. Na checagem é possível identificar se há necessidade da troca de todo o sistema ou apenas parte dele.

Solavancos devido a buracos nas estradas desgastam as peças do sistema de exaustão, especialmente, nos caminhões, por isso, segundo Grosskopf, há quebras prematuras. “A corrosão é corriqueira em automóveis já que o combustível dos caminhões é o diesel, menos oxidante que a gasolina e álcool”, explica o gerente de engenharia.

Adaptações – Não é recomendado fazer adaptações no sistema de exaustão. Substituir o silencioso por tubo, por exemplo, pode afetar o desempenho do caminhão e produzir problemas no bloco do motor e gerar mais poluição no meio ambiente. “Alguns motoristas amarram o escapamento. Isto pode causar uma queda inesperada e provocar acidentes”, alerta.

Catalisador – Formado por uma carcaça metálica e um núcleo cerâmico revestido de materiais nobres, como Ródio, Platina e Paládio, o catalisador é um componente fundamental no sistema de exaustão que transforma por reação química os gases nocivos em inofensivos. Segundo Grosskopf, a peça também merece especial atenção dos motoristas, pois vários fatores podem prejudicar o funcionamento, bem como interferir na vida da útil, entre eles, combustível de má qualidade, falhas de ignição, excesso de consumo de óleo do motor, soldas na carcaça, corrosão, batidas na carcaça e motor desregulado.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 42 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual perto de 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição. A capacidade atual instalada permite produzir até 6 milhões de peças por ano.

Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.

A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro.

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