Motorservice destaca procedimentos para instalação das válvulas do cabeçote em seu 6º capítulo da websérie sobre recondicionamento de motores

Para a instalação do conjunto completo das válvulas e componentes – guias, molas prato e travas, inicialmente, é necessário verificar o diâmetro da guia de válvula com súbito interno, considerando as especificações do fabricante

 

As válvulas do cabeçote são responsáveis pela vedação da câmara de combustão, por controlar a troca dos gases no motor e pela dissipação do calor através do cabeçote. Desempenham importante papel no motor do veículo, por isso, é fundamental observar alguns cuidados na hora da manutenção.

Antes da instalação, é preciso verificar algumas características dimensionais das válvulas do cabeçote, que podem ser comparadas com as válvulas usadas, como, por exemplo, o comprimento total da válvula, o diâmetro da cabeça, o diâmetro da haste, o ângulo de assentamento e o tipo de chaveta para as travas. Nas usadas, é importante se atentar para aos danos por impactos nas regiões de assentamento e extremidade da haste. Em seguida, basta verificar o comprimento total da válvula, o diâmetro da cabeça, o diâmetro da haste, o ângulo de assentamento, o tipo de chaveta para as trava, e a concentricidade da superfície dos assentos de válvulas com prisma e relógio comparador. Travas devem ser sempre substituídas, bem como válvulas deformadas.

Para a instalação do conjunto completo das válvulas e componentes – guias, molas prato e travas, inicialmente, é necessário verificar o diâmetro da guia de válvula com súbito interno, considerando as especificações do fabricante. Caso a folga seja excessiva, a válvula ou a guia poderão estar desgastadas e deverão ser substituídas. Se a folga for insuficiente, a guia de válvula deverá ser retificada. Depois verifique a altura da válvula em relação à face do cabeçote, seguindo as especificações do fabricante.

Em seguida, deve ser feito o teste de estanqueidade da válvula. Em caso de vazamento a sede do cabeçote deve ser retificada ou efetuar o assentamento da válvula.

Também é necessário lubrificar as hastes da válvula e deslizar as vedações usando bucha protetora lubrificada. Empurre as vedações da haste nas guias utilizando ferramenta de encaixe adequada.

As molas são pressionadas pela ferramenta junto com o prato para inserir as metades das travas de forma que sejam colocadas nas ranhuras. É mandatório a verificação das molas quanto ao comprimento, angularidade e tensão, seguindo recomendações do fabricante. Deve ser usado um dispositivo para medir a tensão, pressão ou carga das molas.

As válvulas do cabeçote são comercializadas pela Motorservice com a marca Kolbenschmidt (KS).

Este vídeo pode ser conferido no canal do Youtube da empresa, na playlist Brasil, acesse o link https://www.youtube.com/c/motorservicegroup.

Para mais informações, basta acessar o site www.ms-motorservice.com.br ou entrar em contato com o suporte técnico por meio do SAKS 0800 721 7878.

 

Sobre a Motorservice  

O grupo Motorservice é a organização de vendas da Rheinmetall para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo.

Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente.

Com as marcas premium Kolbenschmidt (KS), Pierburg, bem como a marca BF, a Motorservice oferece,no comércio e na oficina, um vasto e amplo portfólio de produtos com alta qualidade aos seus clientes.

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