Processos minuciosos envolvem a filtração na indústria de componentes eletrônicos para evitar contaminações de materiais

27/09/2019 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

Em Fórum de Debates, na Abrafiltros, engenheiro José Alexandre Marques, ressalta que, para redução de contaminação, os elementos filtrantes devem ser preferivelmente fornecidos pré-enxaguados, quando efetuada a troca.

 

A fabricação de componentes eletrônicos exige elevadíssimo grau de pureza, tanto nas matérias-primas quanto nos fluidos envolvidos nos processos. Foi o que salientou o engenheiro José Alexandre Marques, que tem mais de 37 anos de experiência em filtração de processos industriais e projetos de vasos de pressão para diversos segmentos, em Fórum de Debates sobre microeletrônicos, no dia 19 de setembro, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP. “A filtração eficiente e eficaz é extremamente importante em todos os processos”, afirmou Marques, ressaltando que os graus de filtração em várias etapas são menores que os utilizados na indústria farmacêutica.

Segundo o palestrante, em muitas aplicações, os elementos filtrantes devem ser preferivelmente fornecidos pré-enxaguados, para reduzir a contaminação, quando efetuada a troca. Enfatizou também que a contaminação é medida em parte por bilhão ao invés de parte por milhão e as aplicações vão desde a água ultrapura, fotolitografia, filtração e ou remoção de gases de processo, produtos químicos auxiliares – ácidos/bases, salas limpas, hidráulica e pneumática e estações de tratamento (ETA/ETE).

 

Entre os produtos finais, citou os semicondutores, armazenamento de dados, painéis fotovoltaicos e displays, e entre os players: Ceitec, Micron, Unitec, Smart, Brasil Componentes e Qualcomm.

 José Alexandre Marques

Marques finalizou sua apresentação comentando sobre o tratamento de água ultrapura, onde são usados filtros de cartuchos, carvão ativado, coluna catiônica, membrana contatora, coluna aniônica osmose reversa, ultrafiltração, entre outros.

João Moura, presidente da Abrafiltros, destacou a importância da participação de todos os associados nos Fóruns de Debates já que, além de ser uma oportunidade de se informar sobre novas tendências em filtração industrial, é uma ocasião para trocar experiências e firmar novas parcerias.

O próximo Fórum de Debates acontecerá no dia 24 de outubro, às 9h, no auditório da sede da associação, à Av. Pereira Barreto, 1.395, com o tema Tecidos Filtrantes e suas Aplicações, com o especialista Rogério Jardini.

A participação é gratuita e interessados devem se manifestar através do email eventos@abrafiltros.org.br.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes