“Programa Filtra Ação” comemora o dia mundial da água, destacando projetos de inovação no saneamento

11/04/2022 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

Ampla atuação de PD&I gera resultados expressivos e vários projetos, como água de reúso, biogás, secador de lodos por irradiação solar e lodos para agricultura, entre outros.

A inovação, geralmente, é encarada pelas empresas como solução para resolver problemas. Para a Sabesp, é uma das ferramentas para alcançar a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico. É um acelerador para gerar novos produtos e também para melhorar processos. Foi o que afirmou Fabiana Rorato, gerente do Departamento de Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual na Sabesp, no dia 23 de março, no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service, transmitido pela TV Filtros.

Quarta maior empresa de saneamento do mundo em população atendida, operando em 375 municípios e atendendo 70% da população no Estado de São Paulo, a Sabesp conta com ampla atuação de PD&I e aloca recursos expressivos para a área. Os investimentos e despesas chegaram a R$ 20,5 milhões, contra R$ 17,4 milhões em 2019. Para conseguir fomento à inovação, conta com diversas fontes, entre elas, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, PITE – Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica, FINEP – Financiadora de Inovação e Pesquisa, BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outras.

Destacou que são várias áreas que demandam inovação, entre elas, recursos hídricos devido à degradação, mudanças climáticas, limpeza de rios e recuperação de reservatórios; tratamento da água, em novas tecnologias, lodo de ETA’s e gosto e odor na água; adução, preservação e distribuição de água, em detecção e redução de perdas e IoT em medição de consumo; coleta, transporte e tratamento de esgoto, novas tecnologias, reúso urbano e industrial, biogás, lodo de ETE’s e medição e controle de sistemas de esgotamento sanitário; eficiência energética e automação, em economia circular e utilização de novas matrizes energéticas.

No entanto, segundo Fabiana, as empresas precisam vencer obstáculos para implantação de inovações no setor de saneamento, como baixa tolerância a falhas e resistência a mudanças, baixa qualidade e disponibilidade de mão de obra capacitada, desenvolvedores e fornecedores possuem visão restrita para tecnologias e não se dedicam a prospectar tecnologias mais sustentáveis, e ambiente de alta burocracia, entre outros.

Entre as ações em desenvolvimento de PD&I citou ferramenta de gestão de inovação; plataforma de open innovation, onde estarão todos os problemas e soluções; roadshow nas unidades de negócios para integração; plano diretor de propriedade intelectual e células de inovação em cada unidade de negócio para testar tecnologias.

Ao final da apresentação, comentou sobre projetos já implantados ou em teste, como a planta de Franca, com iniciativas inovadoras, como água de reúso, biogás, secador de lodos por irradiação solar e lodos para agricultura; correlacionador de ruídos para detecção de vazamentos, pois os disponíveis no Brasil custam seis vezes mais; implantação de tecnologia inovadora de injeção de solução supersaturada de oxigênio dissolvido e realização de testes sobre aumento na autodepuração em trecho do rio Pinheiros; biofiltros para remoção de odor em estações elevatórios de esgoto, feito com casca de coco; sistema de coleta e afastamento de esgotos à vácuo para região litorânea; sem valas muito profundas; jardins filtrantes para tratamento de esgoto, entre outros.

Para João Moura, presidente da Abrafiltros, “eventos que destacam a importância da água, nos fazem refletir que essa é uma relação diária e indispensável ao ser humano. Inovar, aproveitar, reutilizar, são atitudes cada vez mais presentes no saneamento e que nos permitem acreditar em um futuro cada vez mais sustentável, onde a água tem papel principal”.

O próximo Programa Filtra Ação acontece – de forma gratuita – no dia 28 de abril (quinta-feira), às 15h, recebendo Kleber Carrilho, professor e cientista político, que vai abordar o tema “Desafios da comunicação no pós-pandemia: eleições e guerra”.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes