Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes visita avaliação do Caminhão 100% na Rodovia Castello Branco

Nenhum Comentário

É a primeira vez que representante do governo conhece a ação para checagem  gratuita de itens de caminhões realizada desde 2009.

 

Na Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, João Manoel Scudeler de Barros, representando o secretário Sergio Avelleda, visitou a ação do Programa Caminhão 100%, realizada na Rodovia Castello Branco, que compreende avaliações mensais de componentes de caminhões em parceria com o projeto Estrada para Saúde, do Instituto CCR, na ViaOeste.

Entrega da placa_

Da esq. p/ dir.: Luciano Pedregal (Sindipeças), Gábor János Deák (Sindipeças), Antonio Tadeu Prestes de Oliveira (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de SP), Elias Mufarej (Sindipeças), Antônio Gaspar (Caminhão 100%), João Manoel Scudeler de Barros (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de SP), Fernando Vasconi (Andap), Thiago Nogueira (Sindipeças),  Sergio Ribeiro (CCR-ViaOeste) e Daniele Rolim (CCR – ViaOeste).

Acompanhado do engenheiro Antonio Tadeu Prestes de Oliveira, diretor da Divisão de Transportes de Cargas, Barros pôde conhecer como é feita a checagem de vários itens de caminhões, orientações que são dadas aos motoristas com relação às condições dos componentes avaliados e também a importância de promover a conscientização da manutenção preventiva, como forma de garantir mais segurança no trânsito e economia para motorista.

Segundo o coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição, Elias Mufarej, é importante que autoridades do governo saibam que ações são realizadas para incentivar os cuidados com o veículo, já que a falta de manutenção é uma das causas de acidentes de trânsito e da poluição gerada por veículos mal conservados. “Após oito anos de operação, com mais de 5 mil caminhões avaliados, recebemos pela primeira vez a visita de um órgão público para conhecer esse trabalho de orientação e prevenção, com grande apelo social: a segurança no trânsito. Mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida vítimas de acidentes no trânsito. A manutenção preventiva pode ajudar a diminuir esses altos índices”, explica.

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes disse que a iniciativa do Caminhão 100% é muito importante e educativa e destacou a participação das entidades e empresas no programa.

Equipe do Caminhão 100 representantes do GMA recebem o chefe de gabinete_

Equipe do Caminhão 100%, representantes do Sindipeças, Andap e CRR – ViaOeste recebem autoridades da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de SP

Sobre o programa ─ Criado em 2008 pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o Programa Carro 100%/ Caminhão 100%/ Moto 100% visa a conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível. Consiste em diversas ações para sensibilizar o proprietário do veículo, divulgação na imprensa com dicas de manutenção e conteúdo e informação sobre orientação para o motorista, além de avaliações gratuitas.

Em 2015, foi lançado o aplicativo Carro 100% para estimular os motoristas a fazer check-up virtual de vários itens do veículo, incluindo componentes de segurança. O aplicativo, que está disponível para download gratuito em smartphones e no site www.carro100.com.br, ajuda a monitorar as revisões necessárias para que o carro fique em boas condições de uso.

Para mais informações e dicas de manutenção, acesse www.carro100.com.br ou https://www.facebook.com/carro100oficial/.

 O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável: Majô Gonçalves (MTB 24.475)

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

www.carro100.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes