Sindirepa Nacional lança catálogo eletrônico de montadoras

23/04/2013 por Majô Gonçalves em Sindirepa
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Durante 1º Congresso Nacional da Reparação de Veículos – evento, que passou a ser de âmbito nacional após seis edições como estadual e reuniu 600 reparadores de todo o País, no dia 20 de abril, último dia da Automec, que aconteceu de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo-SP – o Sindirepa Nacional lançou o catálogo eletrônico de autopeças. Desenvolvido pela empresa OIC, o programa será disponibilizado gratuitamente aos reparadores de todo o País associados aos Sindirepas estaduais que terão informações técnicas e orientações de aplicação das peças diretamente oferecidas pelas montadoras. Inicialmente, o catálogo contém dados da Fiat, Ford e Renault, mas, segundo o diretor da OIC, Wilson Camusso, outras montadoras já sinalizaram que vão participar do projeto. Para o presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, Antonio Fiola, a iniciativa é resultado de árduo trabalho da entidade que permitiu quebrar paradigmas e mostrar às montadoras que as oficinas independentes possuem participação expressiva na manutenção dos veículos e necessitam de dados para poder fazer a reparação, de acordo com as orientações determinadas pelas fabricantes, o que garante a satisfação do consumidor e também reflete na imagem da marca no mercado. “Trata-se de uma conquista importante para o setor de reparação de veículos em um momento que as informações técnicas tornam-se essenciais para a manutenção dos veículos que chegam ao mercado com cada vez mais recursos eletrônicos”, comemora Fiola.

 Esse canal com as montadoras é feito por meio do portal da OIC www.oic.com.br, onde o reparador pode se cadastrar gratuitamente, como pessoa física ou jurídica para consultar as peças das três montadoras, bem como obter cotação de preços.  O diretor da OIC explica que não há obrigatoriedade de aquisição de peças nas concessionárias, mas o reparador, além de consultar informações sobre peças e orientação sobre a aplicação do produto, fica sabendo também do preço. “O catálogo eletrônico tem atualizações online feitas pelas montadoras e é o mesmo que as redes de concessionárias utilizam. As montadoras querem dar um tratamento diferenciado aos reparadores que podem escolher a concessionária da marca mais próxima de sua oficina ou aquela que ele já mantém relacionamento”, afirma Camusso.

 O presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP também falou do cenário econômico que não foi favorável em 2012, o que resultou em um pequeno crescimento do setor de reparação de veículos. Para este ano, a expectativa é positiva com a chegada no mercado de reposição de mais 6 milhões de veículos fabricados partir de 2009 que saem do período de garantia das montadoras e migram para as oficinas independentes. Antonio Fiola também destacou que a entidade vai defender a implantação da inspeção técnica veicular no Brasil, e, para isso, conta com o apoio dos Sindirepas estaduais e das demais entidades que formam o setor de reposição, como Sindipeças, Sicap/Andap e Sincopeças.

 Selo Sindirepa de Sustentabilidade – Parceria com o Sebare-SP, o Sindirepa-SP lançou, no 1º Congresso Nacional da Reparação de Veículos, o Selo Sindirepa de Sustentabilidade que, inicialmente, será implantado de forma gradativa em oficinas associadas à entidade que estão localizadas na capital paulista, depois Grande São Paulo, Estado de São Paulo e Brasil por meio do Sindirepa Nacional. O diretor do Sindirepa-SP, Pedro Luiz Scopino, falou sobre o conceito do selo SSS que visa oferecer mecanismos que ajudem na gestão da empresa, além de orientação para adequação à legislação ambiental. O projeto, que conta com o apoio do Sebrae-SP que subsidiará 80% dos custos com consultoria que equivale a 15 horas, tem como objetivo melhorar a estrutura das oficinas e torná-las mais competitivas, auxiliando na capacitação da mão de obra, profissionalização da administração da empresa com controle financeiro, estudo para avaliação de retorno de resultado sob investimento, além de adoção de práticas ambientais, como descarte correto de peças e embalagens usadas, caixa separadora de água e óleo, entre outras.

 O superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, esteve presente no lançamento do selo e ressaltou a importância do trabalho do reparador que cuida de um bem precioso para o consumidor, que é o automóvel. Caetano também falou da importância das micros e pequenas empresas no cenário econômico do Brasil. “De 100 empresas registradas no País, 99 são pequenas e respondem por 2/3 dos empregos gerados. Além disso, 20% da riqueza do Brasil são provenientes das micros e pequenas empresas”.  Segundo o superintendente do Sebrae-SP, a cada 100 empresas aberta, 49 sãos chefiadas por mulheres. Isso se acentuou após a regulamentação dos empreendedores individuais.

Caetano revelou também que uma pesquisa realizada em 46 países mostrou que o Brasil está em último lugar no acesso a crédito fácil e com boas condições para as micros e pequenas empresas e o Sebrae deve trabalhar para reverter essa situação, além de oferecer serviços especializados para o setor.

Dicas para incrementar o atendimento ao cliente – Tornar uma experiência agradável quando o dono do carro vai à oficina não é uma tarefa fácil, mas pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente. Essa é a visão do diretor do Sindirepa-SP, Pedro Luiz Scopino, que fez uma breve apresentação, destacando alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de atender o cliente. Scopino comentou sobre a dificuldade que o empresário da reparação tem de vender o seu serviço, já que é algo intangível aos olhos do consumidor. “Diferente de um produto, os serviços de manutenção, são, muitas vezes, imperceptíveis pelos donos dos carros. Por exemplo, a troca preventiva de uma correia dentada, item importante para o funcionamento do motor, é um serviço que o cliente não identifica a mudança realizada, ao contrário de uma pintura na lateral do carro ou a colocação de uma roda esportiva ou DVD que ele nota a diferença”, contou.

Para o diretor do Sindirepa-SP, é necessário criar diferenciais no atendimento para que o cliente tenha uma boa experiência ao levar o carro para fazer manutenção. Isso é possível por meio de “mimos”, como chaveiros, lixeira e etiqueta de óleo. “São detalhes simples que mostram a preocupação da empresa com o cliente”, acrescentou.

 Scopino adotou essas práticas e garante que tem tido bons resultados ao especificar serviços de cortesia na ordem de serviço, como troca de lâmpadas queimadas, higienização, regulagem de faróis, lavagem, entre outros. “Desta forma, o cliente consegue sentir a diferença de quando o carro entrou e como saiu da oficina, ficando satisfeito com o serviço. É preciso surpreender o cliente o tempo todo”, aconselhou Scopino que deixou claro a importância de oferecer um diferencial ao cliente para cativá-lo e, assim, valorizar o serviço realizado.

Descontração e bom humor – O stand up do ator Luiz França rendeu boas risadas aos participantes do evento.

 Sorteio de brindes aos participantes – Encerrando as atividades, o diretor do jornal Oficina Brasil, Cássio Hervé, sorteou duas caixas de ferramentas e um elevador. Os ganhadores dos prêmios foram Tiago Ramon Garcia (Mecatrônica, de Americana-SP), Antonio Carlos França (Latuaria DPT, de Blumenau-SC) que levaram as caixas de ferramentas e Ivone Aparecida dos Santos (Leal Car Mecânica, de Diadema-SP) foi a ganhadora do elevador.

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