Sistemas de Arrefecimento

02/06/2014 por Majô Gonçalves em Sem categoria
Nenhum Comentário
Com a evolução dos motores em relação ao consumo de combustível, potência e emissões; os Sistemas que os envolvem também evoluíram. Dentre estes Sistemas, vamos comentar sobre o Sistema de Arrefecimento. Sua finalidade é controlar as variações dimensionais, mantendo a temperatura dentro dos limites especificados em seu projeto. Também absorve parte da energia gerada na combustão; ou seja absorve o excesso de calor nos cilindros do motor.

Podemos considerar dois Sistemas de Arrefecimento:

– SISTEMA DE ARREFECIMENTO A DE AR (FORÇADO)

Sistema de arrefcimento por ar

Sistema de arrefcimento por ar

 

É um sistema simples utilizado por alguns fabricantes de motores tanto ciclo Otto como Diesel. Nos motores aplicados em carros e máquinas, o sistema é composto por uma correia e por uma ventoinha (ventilador) que força o ar a passar entre as aletas presentes nos cilindros e nos cabeçotes. Nos motores utilizados em moto e refrigerados a ar, existe somente as aletas. Desta forma; o ar ao passar por entre as aletas para dissipar o calor gerado na combustão é absorvido por elas. As aletas dos cilindros e cabeçote aumentam a área de contato com o ar. Existem em alguns motores chapas defletoras que direcionam o fluxo de ar forçado para as aletas dos cilindros e cabeçote fazendo com a troca térmica seja a mais eficiente.

O acionamento da ventoinha é realizado pelo próprio eixo virabrequim do motor do veículo.

Apesar de simples este sistema requer alguns cuidados:

–         Substituir a correia de acionamento da ventoinha;

–         Evitar a obstrução das aletas;

–         Evitar o funcionamento em alta rotação por longos períodos, com a moto parada;

–         Evitar a utilização de chapas defletoras amassadas e/ou deformadas.

 

–  SISTEMA DE ARREFECIMENTO POR LÍQUIDO REFRIGERANTE

Sistema de arrefcimento por líquido

Sistema de arrefcimento por líquido

 Este sistema é o mais utilizado e mais complexo também. Ele é composto por mangueiras e mangoteslíquido de arrefecimentobomba d’ águaválvula termostáticaradiadorventilador mecânico, elétrico e com acionamento multiviscosotanque de expansão e tampa. As mangueiras e mangotes têm a função de unir o bloco ao radiador e o radiador à bba. d’agua, facilitando a passagem do liquido de arrefecimento entre os componentes.

líquido de arrefecimento é composto por água e aditivo. A sua função no sistema é  criar película para proteger em todas as paredes por onde água circula e manter o grau de estabilidade do liquido.

Válvula Termostática

Válvula Termostática

bomba d’ água tem a função de fazer circular de arrefecimento pelas galerias existentes no bloco, no cabeçote do motor e pelo radiador. A válvula termostática mantém a temperatura do motor dentro dos padrões estipulados. Isto ocorre segundo a necessidade, pois ao dar partida no motor enquanto está frio, a válvula permanece fechada, evitando a circulação do líquido pelo motor e radiador. Assim, a temperatura aumenta, a válvula abre e fecha, regulando o fluxo do líquido de arrefecimento, conforme a temperatura aumenta e diminui. Desta forma, o motor funciona com a temperatura dentro dos padrões.

radiador tem a função de retirar o calor absorvido pelo líquido de arrefecimento durante sua circulação pelas galerias do bloco e cabeçote. É composto por tubos e aletas curvadas dentro de uma estrutura, que retiram o calor do líquido de arrefecimento. O ventilador mecânico composto por uma hélice e correia acoplada ao eixo virabrequim. O ventilador elétrico e eletro-magnético são mais complexos e necessitam de sensores térmicos para efetuar seu acionamento. Estes últimos não retiram potência do motor, pois são totalmente independentes do conjunto motor. Todos têm a função de forçar a passagem de ar pelos tubos e aletas do radiador resfriando o líquido de arrefecimento. Otanque de expansão composto pelo reservatório e tampa, armazena o líquido de arrefecimento que expandiu do radiador e faz com que o mesmo retorne para o sistema assim que o motor esfrie, evitando a constante reposição. Atampa do radiador / reservatório mantém a pressão elevada no radiador/reservatório, fazendo com que o ponto de ebulição se mantenha elevado. Por diferença de pressão, permite o retorno do líquido armazenado no reservatório para o radiador.

Tampa do radiador

Tampa do radiador

Este sistema por envolver mais elementos, o cuidado deve ser maior:

–         Excesso de folga entre o rotor e a carcaça da bomba d’ água;

–         Válvula termostática inexistente, inoperante ou ainda, lenta em relação ao tempo de abertura recomendado;

–         Aplicação incorreta da válvula termostática;

–         Radiador e/ou reservatório de expansão perfurado e/ou obstruído;

–         Correia de acionamento da bomba de água danificada ou folgada;

–         Polia desalinhada ou com desgaste na pista onde trabalha a correia;

–         Sensor térmico inoperante e/ou inexistente;

–         Tampa do radiador/reservatório de expansão danificada e/ou aplicada incorretamente;

–         Excesso de crostas nos dutos e galerias de arrefecimento do bloco e cabeçote;

–         Manter a concentração adequada do líquido refrigerante e substituí-lo, segundo recomendação do fabricante.

 

Fonte: Roberto Canassa Jr., engenheiro mecânico e consultor técnico do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores)

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes