COMO FAZEMOS

Verso Assessoria de Imprensa - Logo

Para garantir espaço na mídia espontânea e ampliar sua visibilidade, a empresa deve eleger porta-vozes preparados, agilizar o fluxo de informações com a assessoria e alinhar o marketing com um planejamento de pautas estratégicas. A Verso Comunicação está pronta para fazer isso por você.

Como garantir a mídia espontânea e aumentar a visibilidade

Quando uma empresa ou entidade contrata o serviço de assessoria de imprensa deve estar preparada para ser fonte de informação e ter interlocutores que possam atender às solicitações dos jornalistas em tempo hábil para garantir espaço nas publicações. É importante ressaltar que, para ter um trâmite rápido do processo de aprovação de textos e atendimento aos pedidos de entrevista, é necessário eleger um responsável na empresa.

Geralmente, a coordenação do trabalho de assessoria de imprensa é feita pelo departamento de marketing que recebe as demandas da agência de comunicação contratada e indica a fonte que será entrevistada. Também é fundamental que o departamento de marketing encaminhe as solicitações da imprensa à empresa de assessoria que fará todo o trabalho de apuração das informações que o veículo de comunicação precisa, fazendo uma breve sondagem. Desta forma, o entrevistado pode se preparar antes da entrevista, tendo um resumo dos assuntos a serem abordados.

Há casos que exigem tomada de decisão rápida por parte da direção da empresa com relação às pautas que são de oportunidade e que podem aumentar a visibilidade da imagem da empresa, lembrando que os profissionais de comunicação devem avaliar como será a participação da empresa na matéria e verificar qual é teor da matéria para avaliar o que mais vantajoso. Se for o caso, até desistir quando o assunto é abordado de forma negativa. É importante também ressaltar que nem sempre as empresas são questionadas somente para mostrarem as ações que desenvolvem. Existem situações que exigem explicações e esclarecimentos sobre algum determinado fato que envolve a empresa. Quando isso ocorre, é importante criar um plano de comunicação para definir as ações a serem realizadas.

Durante a entrevista ou uma coletiva de imprensa, o porta-voz deve estar preparado para responder as mais inesperadas perguntas e se não souber alguma questão, não há problema em dizer que vai checar a informação e que depois a assessoria de imprensa passará ao jornalista.

O interlocutor, além de dominar o assunto, deve ter desenvoltura, evitar termos técnicos usados em sua área e manter a calma para explicar tudo quantas vezes forem necessárias até esclarecer as dúvidas do jornalista.

A disponibilidade em atender a imprensa também é outro ponto prioritário para o porta-voz que precisa entender que o tempo pode fazer toda diferença entre aparecer e perder a oportunidade.
Para otimizar os resultados, assessoria de imprensa e departamento de marketing devem elaborar um planejamento de pautas, de acordo com as ações que desejam divulgar, destacando o que pode interessar à imprensa.

Todos esses fatores influenciam diretamente no resultado do trabalho de assessoria de imprensa. Portanto, é importante levá-los em consideração para que a empresa tenha um bom aproveitamento do espaço de mídia espontânea e aumente a exposição de sua imagem, tornando-se fonte de informação permanente para a imprensa. Esse trabalho fortalecerá o nome da empresa junto a clientes, fornecedores e a opinião pública.


Majô Gonçalves é jornalista e coordenadora de contas da Verso Assessoria de Imprensa