Como se proteger da volatilidade dos preços de energia?
Contratos de longo são melhor opção para as empresas enfrentarem a alta de preços de energia.
A volatilidade dos preços de energia eleva os custos das empresas e a tendência é de alta nos próximos meses. Isso se deve a vários fatores, segundo o CEO da IBS Energy, Antonio Bento. “O período úmido que se encerrou em março passado, não foi capaz de recompor os reservatórios já um tanto reduzidos. E o período seco, que se instalou desde então, piora ainda mais a situação. Tomemos como exemplo, o que ocorre na região Sudeste, responsável pela geração de 70% da energia de todo país. Em 2012, foi a última vez que a região viu seus reservatórios na marca de 80%. No final de julho, o volume atingiu a marca de 35%”, explica Bento.
Além disso, o CEO também revela que o PLD, Preço de Liquidação das Diferenças, que sofre impacto direto dos custos de operação do sistema, simplesmente explodiu. “Está estabilizado no teto regulatório de R$ 505,18 quando os cálculos efetivos apontam para R$ 777,18. Ou seja, as recentíssimas chuvas e as previsões de sua continuidade irão, sim, afetar o cálculo do PLD, mas não a ponto de movê-lo do teto regulatório”, conta.
Para Bento, a tendência é que os preços continuem “de amargar”, expressão antiga que foi usada recentemente em comentário da jornalista econômica, Miriam Leitão, para explicar o que está acontecendo com a inflação e que, na sua opinião, traduz a situação atual do mercado de energia.
Sobre o que fazer para que este momento de alta de preços de energia não comprometa os custos e despesas, Bento acredita que a melhor solução é optar por contratos de longo prazo e sem necessidade de se socorrer do mercado spot. “As empresas que estão nessa condição estão assistindo essa volatilidade em movimentos de montanha russa, com tranquilidade. Para aquelas que, além disso, ainda têm sobra de energia, melhor ainda”, destaca.
No caso de empresas que têm necessidade de energia adicional e precisam recorrer ao spot, a situação é bem diferente porque vão sentir o impacto dos preços. “Momentos como este servem para reforçar nossa crença nas contratações de longo prazo, bem estruturadas e sem assumir riscos desnecessários. Esses riscos, no caso, são tomados nas operações de trading, por gente especializada e suportadas por modelos matemáticos robustos para acompanhar minuto a minuto o comportamento do mercado”, acrescenta Bento.
A IBS Energy atua há mais de 15 anos em soluções integradas para gestão de energia, com equipe especializada para desenvolver projetos estruturados de acordo com a demanda do cliente.
Sobre a IBS-Energy – Empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo várias que vão desde sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, verificação de instalações elétricas, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
(11) 4102-2000/ 99905-7008