CONAREM apresenta ao Detran-SP trabalho desenvolvido pelas retíficas

10/08/2016 por Majô Gonçalves em Conarem
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Iniciativa visa informar o órgão sobre as atividades do mercado de reparo de motores e suas necessidades frente à regulamentação da lei do desmanche.

Visando compartilhar informações sobre o funcionamento do mercado de retíficas que realiza reparo em motores à combustão interna, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, reuniu-se com o DETRAN-SP.  Esse sistema muito usual é uma forma prática, rápida e econômica para solucionar o problema quando o motor necessita de conserto. Durante a primeira reunião com os responsáveis do DETRAN-SP pelo desenvolvimento da regulamentação, o presidente do CONAREM, José Arnaldo Laguna, explicou como é feito o reparo de motor realizado com aplicação de matéria-prima nova ou em alguns casos utilizando cascos de bloco, cabeçote e virabrequim já usados, peças caras que se danificadas, a substituição por uma nova encarece muito o serviço. “A nossa preocupação é alertar as autoridades sobre este procedimento que não pode ser afetado com a lei do desmanche e percebemos que existe uma possibilidade prática, mantendo a segurança e a rastreabilidade das peças adquiridas de terceiros. A inclusão de alguns parâmetros no sistema do Detran viabilizará a manutenção deste procedimento usual e benéfico ao bolso do consumidor. As retíficas serão úteis no escoamento destas peças e ainda fornecerão os dados necessários para o monitoramento e cumprimento da lei do desmanche. O primeiro contato foi muito produtivo, o DETRAN- SP mostrou-se receptivo, interessado em conhecer o modus-operandi do segmento retificador de motores, já foi marcada outra reunião para dar prosseguimento ao assunto e validar o sistema que atenderá a proposta feita pelo CONAREM ”, revela Laguna.

O presidente do CONAREM explica que é necessário levar em consideração a atividade realizada pelas retíficas, isso beneficia o consumidor. E o segmento de retíficas não pode ser prejudicado pela exclusão da prática há muito utilizada no mercado nacional e internacional de adquirir cascos usados para suprir as substituições por danos graves. “Já avançamos e acreditamos que chegaremos a uma solução que seja compatível com o trabalho das retíficas que fazem reparo de motores e comercializam motores à base de troca”, afirma Laguna.

A Rede Nacional de Retíficas CONAREM reúne empresas de todo o País que são auditadas e seguem a norma ABNT NBR 13032 que estabelece os padrões e processos para este tipo de reparo. Atualizada em 2008, a norma garante a qualidade da retífica em motores, estabelecendo todos os procedimentos necessários para execução dos trabalhos, bem como determina requisitos sobre qualificação profissional da mão de obra e os equipamentos e instalações necessárias.

Para auxiliar o trabalho das retíficas, a entidade possui banco de dados técnicos com informações de 4.852 aplicações em veículos de operação terrestre, industrial e náutica por meio de sistema informatizado prático, rápido e disponível 24 horas, apenas para os associados.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

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