Conarem visita a AAPEX, em Las Vegas, e se reúne com fabricantes de autopeças globais

19/12/2013 por Majô Gonçalves em Conarem,Evento
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Empresários do setor de retífica visitaram a AAPEX, em Las Vegas, e aproveitaram para se reunir com fabricantes e conhecer varejos de autopeças, oficinas mecânicas e retífica. 

A Missão Empresarial do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, que contou com a participação de grupo de empresários do setor de reposição, esteve, em novembro, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos, para visitar a AAPEX 2013 (Automotive Aftermarket Products Expo), que reúne os maiores eventos automotivos dos Estados Unidos: a MEMA, feira voltada para componentes, equipamentos e ferramentas e que é a segunda maior do planeta, e a SEMA, dedicada a acessórios.

O grupo de empresários do setor de reposição (retíficas e varejo) aproveitou a oportunidade para estreitar relacionamento e intensificar ações junto a dois importantes fabricantes mundiais de autopeças Delphi e Federal Mogul.  A viagem também foi importante para conhecer as novidades do mercado norte-americano que é considerado o maior do mundo. “Sofremos uma forte influência dessa cultura, é sempre interessante analisar o que acontece e quais as tendências que poderão em breve chegar à América do Sul e influenciar nossos negócios.”, afirma o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.

Na AAPEX, os empresários visitaram os estandes das principais marcas de peças, ferramentas, equipamentos e serviços. Na Delphi, estiveram com Lúcia Moretti, diretora presidente de aftermarket mundial da empresa, para tratar da estruturação de uma rede de serviços no Brasil. Em seguida, reuniram-se com a diretoria comercial da Federal Mogul, um dos maiores fabricantes de autopeças do mundo, para troca de informações sobre o aftermarket brasileiro.

 

Visitas às fábricas -O roteiro também incluiu visita à Delphi Automotive, no Costumer Center, um dos três edifícios que compõem o Head Quarter mundial, em Troy, onde o grupo foi recebido pelo diretor executivo, Jim Ryan, que mostrou tecnologias e tendênciasdo segmento, destacando a conectividade do veículo. “Quando um carro em circulação apresenta um defeito, a fábrica identifica o que deve ser reparado e informa, simultaneamente, o proprietário do veículo e a oficina de reparação cadastrada”, explica Laguna.

Na Federal Mogul, fabricante de mais de 5.300 itens, entre eles, pistões,  anéis,  camisas, bronzinas, juntas quentes e frias, velas de ignição, rolamentos, guias e sedes de válvulas, pastilhas, os empresários conheceram o centro técnico de desenvolvimento de produtos, que possui 4.645 m² de área para abrigar laboratórios de engenharia e testes experimentais e de qualidade, e fica localizado em Plymouth.

“O foco, hoje, nas pesquisas está na redução do peso e do atrito, pois os motores tendem a ser cada vez menores e terão aplicação de turbos compressores combinados com uma injeção de combustível de alta pressão para obter melhor performance e cada vez menos emissões”, comenta. As bombas de óleo e de água são outros produtos que passam por um processo evolutivo, pois terão uma estrutura operacional variável, conforme a necessidade do motor. Segundo Laguna, centenas de pontos são monitorados para gerar relatórios sobre a evolução das peças e os pontos críticos de cada uma.

Também tiveram a oportunidade de conhecer a linha motor e suas tecnologias, como a bronzina de alumínio com silicone que não se desgasta, e a linha de pistões diesel bi articulados, com tecnologia superior a dos demais fabricantes.

A fabricante apresentou detalhadamente também o processo de certificação que está realizando em suas plantas e produtos, conforme exigência do mercado brasileiro. Foi entregue uma listagem completa descrevendo a situação de cada fábrica e sua linha de produtos certificados ou em processo.

Retífica e oficina – Ao visitarem a retífica B & G, fundada há quase sessenta anos, em Seattle, e considerada empresa líder mundial na retificação e remanufatura de motores diesel de grande porte, conferiram todos os processos da empresa. “O processo de análise do motor chamou a atenção por ser detalhadamente registrado numa espécie de apostila que recebe as medidas do estado de cada peça, depois a medida pós-usinagem e, finalmente, a encontrada pelo controle de qualidade”, explica Laguna. O relatório, por constar detalhes do estado do motor antes e depois, é oferecido para o cliente e cobrado um bom valor, sendo que muitos optam por tê-lo como histórico do componente.

O setor de bloco também merece destaque, pois possui duas linhas compostas por três máquinas retificadoras de cilindros Rottler. Aas três mais antigas são destinadas a fazer as operações nos motores MTU e as demais atendem os serviços das linhas Caterpillar, Cummins e Detroit.

A montagem dos motores também é muito criteriosa. Os técnicos seguem passo a passo os procedimentos, descritos numa pasta com as fotos ilustrativas de cada operação “Com esta iniciativa se elimina a chance de erros”, afirma.

Entre as oficinas, os participantes da missão estiveram na Woodard, que conta com 25 anos de mercado e a Motorwerks, referência regional por atender veículos de alto valor.

Este ano, o Conarem também promoveu outras duas missões empresariais –  a Autopromotec, na Itália, que aconteceu em maio, e, em setembro, a EXPO FIRA 2013, feria internacional especializada em componentes e equipamentos para reparação de motor, em Córdoba, na Argentina.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

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