Efeitos danosos do óxido nitroso em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) é tema no “Abra Talks”

04/03/2022 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

Professor e pesquisador apresentou os problemas causados pelo óxido nitroso que é o gás do efeito estufa

 

O óxido nitroso, gás do efeito estufa, (N?O) é um dos principais vilões nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de lodos ativados por aeração prolongada por possuir maior potencial de aquecimento global, bem superior ao dióxido de carbono (CO?). Também é a principal fonte de óxido nítrico sendo também responsável indiretamente pelo consumo de ozônio na estratosfera. Foi o que explicou o Prof. Dr. Renato Pereira Ribeiro, pesquisador e coordenador do Centro Experimental de Monitoramento e Mitigação Ambiental (CEMMA) do IFRJ, quando apresentou o tema “Liberação de gases do efeito estufa em estações de tratamento de esgotos”, no dia 10 de fevereiro, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service. Na troposfera, o óxido nitroso absorve a energia térmica e, na estratosfera, consome camada de ozônio, podendo também permanecer na atmosfera por mais de 100 anos.

Ribeiro explica que a emissão desse gás pelo esgoto nas ETEs acontece pelas transformações microbiológicas dos compostos de nitrogênio por meio de processos de nitrificação e desnitrificação. Mas, sua produção depende muito do projeto da planta e de parâmetros operacionais.

 

Citou que há muitos estudos sobre sistemas de lodo ativado por aeração prolongada no mundo e que ele faz parte do grupo da América do Sul que realiza um trabalho sobre o tema.

 

Durante o evento, apresentou diversos resultados de seus estudos, atuando com nitrificação e desnitrificação, variando parâmetros operacionais, como controle de concentração de oxigênio dissolvido, utilizando digestão anaeróbica, entre outros, com o objetivo de controlar a emissão do gás.

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “abrir espaço para o debate de temas tão relevantes como esse, é uma das missões da Câmara Setorial de Filtros para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso”.

 

O “Abra Talks” contou com três palestras. Iniciou com a apresentação do Eng. Henrique Martins Netofundador da empresa EQMA Engenharia e Consultoria,  que discorreu sobre o tema “Sistemas de filtração como pré-tratamento em sistema de desmineralização de água industrial”. Em seguida, foi a vez de Ribeiro e finalizou com a apresentação de Lucas Chamon, gerente sênior para área de Amplificadores de Áudio Automotivos na Harman International em Novi, Michigan, sobre a “Conectividade dos veículos em tempos de 5G”.

 

O próximo evento acontece no dia 17 de março, de forma gratuita e através da plataforma Zoom.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes