Empresários brasileiros de retíficas desbravam novos mercados na Ásia

13/06/2016 por Majô Gonçalves em Conarem
Nenhum Comentário

Toyota

Visita a fábricas de motores Yanmar, Mitsubishi e Kubota no Japão abre possibilidades de negócios à Rede Nacional de Retíficas Conarem.

Saindo um pouco dos roteiros tradicionais de visitas a feiras internacionais, a Missão Empresarial do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motor, levou empresários de retíficas à Automechanika Dubai, feira de reposição automotiva, promovida, de 8 a 10 de maio.

A programação contou com parada no Japão, onde o grupo conheceu as fábricas de motores Kubota. Mitsubishi e Yanmar, oportunidade de estreitar relacionamento e abrir possibilidades para novas parcerias com as retíficas da Rede Nacional de Retíficas Conarem. Os empresários também conheceram as plantas da Toyota na cidade sede desta maior montadora de veículos do planeta.

Na feira, o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, revela entre a gama de produtos, ferramentas e autopeças, o destaque ficou por conta de equipamentos com tecnologia de ponta e novidades no mundo para o setor de retíficas, como Rottler fresadora de sedes CNC e brunidora de cilindros computadorizada.

Com a Yanmar, o Conarem já firmou parceria e a visita foi importante para estreitar ainda mais o relacionamento.

A visita à fábrica de motores Kubota, onde o grupo foi recebido por executivos – responsáveis pelo marketing global e pelo desenvolvimento dos negócios nas Américas do Norte, Central e Sul que veio dos Estados Unidos, especialmente, para esta ocasião, possibilitou iniciar tratativas que viabilizem a nomeação das retíficas como novos parceiros da marca no Brasil. “Fomos muito bem recebidos em todas as fábricas que estivemos e ficamos impressionados com alto nível tecnológico e produtividade”, conta Laguna.

Na Mitsubishi tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica de motores pequenos, médios e os grandes, estes destinados à aplicação marítima e a grupos geradores de energia. Visitaram também o centro de monitoramento vinte quatro horas dos motores espalhados pelo mundo, onde uma série de sensores espalhados em áreas vitais do motor são verificados em tempo real e pro processos estatísticos são dados alertas quando alguma variação ocorre, fato que permite efetuar uma manutenção preventiva o que evitará paradas mais longas e alto custo de reparo. Esta fábrica demonstrou interesse em ampliar seu parque de motores no Brasil através de parceria com a rede de retíficas CONAREM. Na mesma unidade fabricam turbos compressores e veículos de uso militar ou especiais como transporte de foguetes.

A Rede Nacional de Retíficas de Motores Conarem já possui parceiras com os principais fabricantes de motores diesel do mundo como: Cummins, Deutz, MWM, Kohler Lombardini, Yanmar, Perkins, entre outras.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes