Época de safra de grãos: é importante verificar as correias das colheitadeiras
Entre os itens importantes para garantir o bom funcionamento das colheitadeiras em época de safra, há vários tipos de correias, todas devem ser verificadas e trocadas preventivamente, seguindo as orientações do manual do fabricante do equipamento. A safra de grãos está prestes a começar e o produtor deve realizar a manutenção preventiva dos equipamentos para garantir a produtividade em alta nesse período. Essenciais para o bom funcionamento das colheitadeiras de grãos, as correias – existem vários tipos em cada máquina e que exercem funções diferentes – precisam ser substituídas quando ocorre desgaste. Segundo Paulo Algueros, do departamento de desenvolvimento de novos produtos da TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, o próprio operador, se estiver treinado, pode efetuar a troca das correias, tendo o cuidado de checar as condições de polias e esticadores.
“Não adianta substituir a correia se as polias estiverem desalinhadas, pois ocorrerá desgaste prematuro da correia nova. Além disso, os esticadores também precisam estar bem regulados na tensão indicada pelo fabricante”, afirma.
Algueros conta também que a colheitadeira de grãos possui diversas correias para diferentes funções, por exemplo: correia do batedor, cilindro, descarga do tanque de grãos, secundária do picador de palha, secundária da tração de roda e correia lisa da primeira tração de roda. Todas precisam ser checadas. Com portfólio para equipamentos agrícolas das principais marcas do País, contendo mais de 19 mil itens, a TVH-Dinamica possui em sua linha de componentes correias para máquinas agrícolas da marca Goodyear EP, Veyance. O departamento de desenvolvimento de produtos estuda e analisa as necessidades de mercado para garantir lançamentos constantes de componentes.
Sobre a TVH-Dinamica – A TVH-Dinamica, empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012. A incorporação uniu a experiência das duas empresas especializadas em setores distintos: a TVH, com 13 anos de atuação no Brasil em peças e acessórios para empilhadeiras, plataformas aéreas e manipuladores telescópios, e a Dinamica, que acumula mais de 57 anos de mercado na área de distribuição de componentes para tratores e máquinas agrícolas. Com sede no Distrito Industrial de Vinhedo-SP, dispõe de amplo portfólio de produtos para atender a demanda dos mercados em que atua. Possui marcas próprias consolidadas: Bepco e Tractorcraft para agrícola, e TotalSource e TotalLifter para equipamentos de movimentação e industrial.