Humanização da produtividade gera resultados sustentáveis nas empresas

20/10/2021 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

O processo de humanização da produtividade deveria ser uma iniciativa estratégica nas organizações, pois o bem-estar das pessoas é fundamental para o sucesso dos negócios.

 

A coach, consultora de desenvolvimento humano e organizacional Carlla Zanna destaca que toda empresa que desejar pode humanizar a produtividade, e que o processo é mais fluido quando o C-Level tem a iniciativa e é exemplo, permeando valores e comportamentos que reforçam a estratégia de humanização. Além disso, é importante ter uma Área de Pessoas – como Carlla denomina a área de RH – capaz de viabilizar políticas e ações que sustentem essa estratégia.

Em apresentação no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, promovido, no dia 30 de setembro, na TV Filtros, no YouTube, a consultora frisou que “trabalhadores mais satisfeitos produzem mais e melhor, sendo capazes de fazer entregas de qualidade em menos tempo, usando menos recursos e menos energia vital, o que gera um ciclo virtuoso de produtividade”.

 

Para promover a humanização do processo produtivo ou da produtividade pessoal, Carlla listou exemplos importantes de atitudes que precisam ser adotadas, como:

  • estabelecer quantidade razoável de metas realizáveis,
  • investir no autoconhecimento,
  • associar motivação e disciplina,
  • escolher os compromissos e
  • saber dizer não sem ter medo de ser julgado pelas outras pessoas
  • separar tempo para se reenergizar
  • cuidar da auto-estima e autoconfiança e
  • estar presente, percebendo o hoje como a sua melhor oportunidade.

 

Ela compartilhou as mudanças que ocorreram no conceito de produtividade desde a revolução industrial, onde a produtividade estava completamente atrelada a avaliação do desempenho dos processos de fabricação, ou seja, era a capacidade de fazer mais com menos tempo, mantendo altos níveis de eficiência e qualidade. A perspectiva da humanização, eleva o conceito de produtividade para um outro patamar, passando a ser percebida como o resultado das entregas em relação às tarefas assumidas capaz de produzir uma prazerosa sensação de bem-estar e sucesso.

 

Como referência de seus estudos sobre o tema, Carlla menciona Chris Bailey, um canadense que é escritor e consultor de produtividade há mais de 20 anos, autor de “The Productivity Project and Hyperfocus”, onde ele afirma que “ser produtivo é ter a quantidade certa de tempo, atenção e energia”.

Nossa consultora conta que, “analisando o conceito do Bailey acabei criando a equação da produtividade –  T x (A+E) = P, ou seja, o tempo (T) multiplicado pela soma da atenção (A) e energia (E) é igual a produtividade (P)”, e “se prestarmos atenção,  a única variável dessa equação que não pode ser altera é o tempo (todos temos 24 horas no dia), por isso a pessoa que quer a manter ou elevar seu índice de produtividade deveria colocar foco no desenvolvimento na capacidade de fazer escolhas conscientes, manter o foco e garantir uma energia vital positiva”.

 

Ela revela que “a atenção depende da qualidade das escolhas que se faz e do grau de disciplina que se é capaz de ter e usufruir. E que a energia vital está relacionada aos cuidados que se tem com a saúde física e mental, lembrando que um dos pilares dessa dupla é a motivação, a qual endereça os nossos “para ques” (missão e propósito). Portanto, as pessoas podem se manter energizadas e focadas naquilo que, de fato, é importante para si. E ao agirem assim, provavelmente produzirão aquela sensação de sucesso e bem-estar mencionadas antes, criando um ciclo virtuoso de ações produtivas”.

 

Segundo Carlla, para ser produtivo neste mundo volátil e incerto que vivemos hoje, é preciso olhar para aquilo que nos “faz sentido”, ou seja, integrar todas as partes de nós (o pensar, o sentir e o querer) para escolher com propriedade. “O caminho para isso é o autoconhecimento”, afirmou.

 

Carlla comentou sobre a produtividade e a pandemia pelo coronavírus. “Mesmo antes dessa pandemia, muitos de nós já investíamos bastante tempo buscando a perfeição ou atendendo uma forte necessidade de manter controle de tudo o tempo todo. Para essas pessoas (e outras que se juntaram a esse grupo), infelizmente a pandemia só piorou as coisas e fez cair bruscamente o nível de produtividade, as deixando inseguras e ansiosas. Por outro lado, foi possível notar que aqueles poucos (comparativamente ao outro grupo) que se dedicaram a cuidar do corpo e da mente, cultivando principalmente pensamento positivo e autoconfiança, foram capazes de manter, e em alguns casos até elevar, sua produtividade”.

 

Nossa consultora recomendou: “invista no seu autoconhecimento e não desperdice a vida tentando controlar tudo e todos ou querendo a perfeição isso gera muita ansiedade e sofrimento; lembre-se de que tempo é vida, promova seu bem-estar e viva a plenitude do seu “Eu”.

 

O próximo evento acontece no dia 25 de novembro, às 15h e vai abordar o tema “A disrupção da Conectividade IoT”.

 

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes