Vinicius Dias, um dos fundadores do Canal da Peça

Vinicius Dias, um dos fundadores do Canal da Peça

Mais exposição da loja na internet, comodidade e facilidade para os consumidores, disponibilidade de informação técnica sobre as peças, novos clientes em regiões não alcançadas pela loja física são alguns dos fatores que fazem varejistas estarem satisfeitos com o shopping virtual de autopeças. 

Os números que envolvem o e-commerce são significativos. Segundo o Relatório Webshoppers 2014, o comércio eletrônico movimentou R$ 16,06 bilhões só no primeiro semestre de 2014, superando o mesmo período em 2013, quando faturou R$ 12,74 bilhões, registrando alta de 26%. E no segmento de autopeças também é um mercado em expansão, pois oferece a possibilidade de consumidores e reparadores pesquisarem peças e acessórios e compararem preços sem sair de casa. Uma forma rápida e prática de encontrar o produto que precisa.

O Canal da Peça é uma grande ideia! Canal único com várias opções de ofertas em diversos pontos de venda. É o que afirma Marcelo Gian, da Gian Autopeças, uma das lojas presentes no shopping virtual de autopeças. “Estou satisfeito com os resultados, vem crescendo dia a dia. Além da venda efetiva, há também o fator divulgação, muito positivo e importante para o crescimento da loja”, comenta Gian, explicando que, que além de o Canal da Peça ser uma excelente ferramenta para achar algum componente automotivo, ele traz facilidade na comparação de preços, comodidade em efetuar a compra, ou seja, reúne várias facilidades para o consumidor.

“Esse é o caminho do nosso segmento a ser explorado pelo enorme potencial de crescimento que existe no mercado ainda. Nos últimos 5 anos, o faturamento de e-commerce no Brasil cresceu mais de 170%, colocando o Brasil na quinta posição no ranking dos países que mais praticam esse tipo de comércio”, ressalta.

Wenderson Carvalho, responsável pela área comercial da Autopeças Primo de Franca, ressalta que existe elevada demanda por autopeças na internet devido o volume crescente que recebe de cotações. Para ele, o resultado se deve aos benefícios que o Canal da Peça leva aos consumidores. “Além de funcionar como um comparador de preços, exclusivamente, de autopeças, o shopping traz também muita informação técnica sobre os produtos. Por ser segmentado, o Canal da Peça será uma ferramenta cada vez mais utilizada”, enfatiza Carvalho.

Outro varejo que participa do Canal da Peça é a Autopeças Cardoso. Pedro Ferreira, responsável pela área administrativa da loja, diz que o shopping virtual é uma excelente iniciativa. “A plataforma é mais um canal de vendas que traz praticidade e comodidade para nossos clientes. Além disso, expandimos novos horizontes e conquistamos clientes em outras regiões”, enfatiza.

Para ele, as negociações estão dentro das expectativas. “Tenho certeza, que com o tempo, irá alavancar resultados expressivos. A eficiência está em conquistar clientes fora do nosso “radar” regional já que na internet não há fronteiras”, explica Ferreira, acrescentando que os consumidores, hoje, buscam comodidade e praticidade, fatores facilmente encontrados no Canal da Peça e em compras virtuais. “Fazer uma pesquisa de preços de peças, facilidade de pagamento sem sair de casa, é algo que vemos e veremos cada vez mais em um futuro próximo. Os shoppings virtuais vão ganhar mais espaço. O varejo que não acompanhar essas mudanças ficará para trás”, adverte.

“Nos preocupamos muito em manter os serviços acessíveis a todos os tamanhos de varejos, buscando garantir custos baixos e facilidades que permitam a fácil integração da loja ao portal, sem exigir investimentos ou adaptações”, afirma Vinicius Dias, um dos fundadores do portal.

Sobre o Canal da Peça: Criado em 2012, pelos jovens empreendedores Fernando Cyromt e Vinicius Dias, é a primeira solução online voltada para o mercado de reposição autopeças. Oferece disponibilidade de peças dos principias fabricantes que atuam no País, além garantir a exposição do estoque de centenas de varejo de várias regiões do Brasil. São mais de 400 mil produtos diferentes, totalizando estoque com mais de 1 milhão de itens. Conta com equipe de profissionais especializados em portais de renomados: UOL e Buscapé. O projeto possui o apoio de vários investidores: o fundador do Buscapé, Romero Rodrigues, o fundador do Flores Online, Eduardo Casarini e o fundo e.Bricks, braço de investimento em tecnologia da RBS, totalizando aporte de mais de R$7 milhões.