Entidade reúne empresários de todo o País para apresentar resultados de parcerias com fabricantes, além de novas oportunidades e iniciativas importantes que devem ser implantadas.

Várias parcerias do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) com fabricantes foram avaliadas durante reunião plenária realizada pela entidade, no dia 25 de julho, Ribeirão Preto-SP, que reuniu 49 participantes de todo o País, entre diretorias executiva e regional, além de coordenadores que atuam no interior dos estados.

Depois de dois anos acompanhando a evolução da parceria com a Rede Nacional de Retíficas Conarem, a Cummins mostrou os resultados dos trabalhos realizados. O gerente da empresa, Antonio Lourenço, falou sobre o reposicionamento da política adotada da linha de produtos destinados ao aftermarket que só foi possível graças à experiência do contato direto com as retíficas.

O diretor comercial da KS, do Grupo KSPG Automotive, Luis Antônio Lipay, também afirmou que a aproximação com a Rede Conarem permitiu melhorias nas questões comerciais e a aproximação da fábrica com as retíficas na formação de mão de obra técnica.

A novidade ficou por conta da YANMAR Motores, que fabrica motores para diversos segmentos, como náuticos, máquinas para construção, geradores, entre outros, agora quer ampliar a sua atuação por meio de uma rede de serviços no Brasil. Com isso, deve firmar parceria com a Rede Conarem para oferecer serviço de pós-venda, com assistência técnica, com possibilidade de até distribuição de produtos da marca.

A Mec Bombas também apresentou a sua linha de produtos (bomba d´água, bomba de óleo, entre outros).

Sobre outros assuntos, o engenheiro e consultor do Conarem, Roberto Canassa, foi nomeado para fazer auditoria na rede de retíficas da entidade e também foram lançadas Missões Empresariais para a AAPEX 2014 (Automotive Aftermarket Products Expo que reúne a MEMA, feira voltada para componentes, equipamentos e ferramentas, e a SEMA, dedicada a acessórios), em Las Vegas – Estados Unidos, de 4 a 6 de novembro, visita na RECON Cummins, no México dia 7 de novembro, e Automechanika, em Buenos Aires – Argentina, que acontece de 12 a 15 de novembro. “Essas feiras são muito importantes para conhecer tendências de mercado, além de garantirem oportunidade única para compra de insumos para máquinas usadas nas retíficas e ferramentas”, afirmou o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.

Com relação a linhas de crédito para as retíficas, foi proposto obter apoio dos fabricantes parceiros para que o Conarem possa oferecer aos seus associados financiamento pelo cartão BNDES, que possui taxas de juros bem mais em conta do que as praticadas no mercado. “A ideia é que os empresários possam financiar compras de peças pelo cartão BNDES em até 10 vezes e também que os seus clientes possam usar essa linha de financiamento para pagar os serviços realizados nas retíficas”, explica o presidente.

Outro serviço importante apresentado foi o sistema automático de proteção de motores chamado Vigia, fabricado pela Colven Brasil. O componente previne e evita a deterioração de motores. “O vigia traz segurança para a retífica, pois indica com precisão todos os eventos ocorridos por alta temperatura e baixa pressão de óleo, evitando prejuízos devido ao mau funcionamento de algum componente interno ou externo do motor”, finaliza Laguna.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.