Várias parcerias do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) com fabricantes foram avaliadas durante reunião plenária realizada pela entidade, no dia 25 de julho, Ribeirão Preto-SP, que reuniu 49 participantes de todo o País, entre diretorias executiva e regional, além de coordenadores que atuam no interior dos estados.
Depois de dois anos acompanhando a evolução da parceria com a Rede Nacional de Retíficas Conarem, a Cummins mostrou os resultados dos trabalhos realizados. O gerente da empresa, Antonio Lourenço, falou sobre o reposicionamento da política adotada da linha de produtos destinados ao aftermarket que só foi possível graças à experiência do contato direto com as retíficas.
O diretor comercial da KS, do Grupo KSPG Automotive, Luis Antônio Lipay, também afirmou que a aproximação com a Rede Conarem permitiu melhorias nas questões comerciais e a aproximação da fábrica com as retíficas na formação de mão de obra técnica.
A novidade ficou por conta da YANMAR Motores, que fabrica motores para diversos segmentos, como náuticos, máquinas para construção, geradores, entre outros, agora quer ampliar a sua atuação por meio de uma rede de serviços no Brasil. Com isso, deve firmar parceria com a Rede Conarem para oferecer serviço de pós-venda, com assistência técnica, com possibilidade de até distribuição de produtos da marca.
A Mec Bombas também apresentou a sua linha de produtos (bomba d´água, bomba de óleo, entre outros).
Sobre outros assuntos, o engenheiro e consultor do Conarem, Roberto Canassa, foi nomeado para fazer auditoria na rede de retíficas da entidade e também foram lançadas Missões Empresariais para a AAPEX 2014 (Automotive Aftermarket Products Expo que reúne a MEMA, feira voltada para componentes, equipamentos e ferramentas, e a SEMA, dedicada a acessórios), em Las Vegas – Estados Unidos, de 4 a 6 de novembro, visita na RECON Cummins, no México dia 7 de novembro, e Automechanika, em Buenos Aires – Argentina, que acontece de 12 a 15 de novembro. “Essas feiras são muito importantes para conhecer tendências de mercado, além de garantirem oportunidade única para compra de insumos para máquinas usadas nas retíficas e ferramentas”, afirmou o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.
Com relação a linhas de crédito para as retíficas, foi proposto obter apoio dos fabricantes parceiros para que o Conarem possa oferecer aos seus associados financiamento pelo cartão BNDES, que possui taxas de juros bem mais em conta do que as praticadas no mercado. “A ideia é que os empresários possam financiar compras de peças pelo cartão BNDES em até 10 vezes e também que os seus clientes possam usar essa linha de financiamento para pagar os serviços realizados nas retíficas”, explica o presidente.
Outro serviço importante apresentado foi o sistema automático de proteção de motores chamado Vigia, fabricado pela Colven Brasil. O componente previne e evita a deterioração de motores. “O vigia traz segurança para a retífica, pois indica com precisão todos os eventos ocorridos por alta temperatura e baixa pressão de óleo, evitando prejuízos devido ao mau funcionamento de algum componente interno ou externo do motor”, finaliza Laguna.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.