Filtros saturados podem provocar a perda de potência do caminhão

18/06/2013 por Majô Gonçalves em Mercado de reposição
Nenhum Comentário

Alguns hábitos simples, como inspecionar alguns componentes do caminhão, entre eles filtros de ar e de combustível, e fazer a manutenção preventiva contribuem para evitar paradas inesperadas e prejuízo no bolso dos caminhoneiros autônomos e transportadores.

Ter um caminhão com a manutenção em dia é essencial para o transportador ou autônomo. Além de ser fundamental para garantir a segurança nas estradas, manter o caminhão em perfeitas condições é uma condição para que seja cumprido o prazo de entrega estipulado. “Caso o veículo quebre inesperadamente ao transportar carga perecível, o prejuízo será enorme para o caminhoneiro, pois não poderá trabalhar por alguns dias. Então, a prevenção é o melhor caminho”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Wix. Segundo Silva, fazer a manutenção do veículo antes que ele apresente algum problema é garantia de segurança, conforto e economia.

Para evitar surpresas desagradáveis, o supervisor de serviços recomenda a inspeção de alguns componentes antes de pegar a estrada, como verificar o nível de óleo, se não há vazamentos, pneus, faróis, filtros, entre outros. “O motorista deve ficar atento aos sinais de desgaste das peças. O filtro de ar, por exemplo, dá sinal de saturação como perda de rendimento do veículo, aumento do consumo de combustível e da emissão de poluentes”, comenta. Silva afirma que estes são os três indicadores que revelam que já passou da hora de realizar a manutenção do filtro de ar e de combustível. Os veículos mais modernos contam com um sinalizador no painel que indica o momento da troca. “Um dos principais indícios no momento de substituir o filtro de combustível é a perda de potência”, enfatiza.

A vida útil dos filtros varia de acordo com o local que o caminhão opera. Caminhões que trafegam fora de estrada ou em estradas mais precárias devem substituir os componentes antes do que os que circulam em grandes centros urbanos. “O ideal é seguir as recomendações contidas no manual do proprietário, pois estão todas a informações sobre o veículo. Então, basta verificar qual o período da troca do filtro de ar e de combustível em função da operação que exerce”, explica o supervisor de serviços. “Seguindo esses cuidados, o caminhoneiro vai preservar a vida útil do motor”, conclui.

Sobre a Wix:

Líder mundial em filtros para carros, picapes, veículos pesados, agrícolas e off-roads, a Wix, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de filtros de combustível, ar e óleo, faz parte da Affinia Automotiva, presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.

Além da Wix, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também detém as marcas Nakata e Spicer, com linha completa de componentes para suspensão, transmissão, motor e freios .

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

 No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

Informações acesse www.wixfiltros.com.br

 Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
 (11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes