Sincopeças realiza palestra sobre varejo on-line

08/04/2014 por Majô Gonçalves em Mercado de reposição,Sincopeças
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Sincopeças promove palestra sobre varejo on-line, juntamente com Sebrae-SP e Correios, na Automec Pesados & Comerciais.

O Sincopeças – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo e os Correios realizou, no dia 4 de abril, durante a 4ª edição da Automec Pesados & Comerciais, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, o evento “V@rejo On-line”. “O e-commerce é um importante canal de vendas que cresce acima de 10% ao ano. Não podemos perder esta oportunidade de gerar negócios”, afirmou Francisco Wagner de La Tôrre, presidente da entidade. Autopeças e acessórios é um dos itens mais vendidos na internet, segundo dados do Canal da Peça.

Gestão – Em seguida, Jairo Lobo Migues, consultor do Sebrae-SP, ministrou a palestra “Site empresarial – uma oportunidade de negócios na internet” e falou diversos temas ligados à gestão da negócio, entre eles, atendimento, a importância do planejamento e da comunicação digital. “Os empresários devem estar atentos às novas oportunidades de negócio, especialmente, a digital”, comentou Migues, ressaltando que o e-mail é uma importante ferramenta para se relacionar com clientes e fornecedores, bem como as redes sociais devem ser utilizadas como mais um meio de interação. No Brasil, em 2013, havia 105,1 milhões de usuários de internet. Cinquenta e um milhões adquiriram algum produto pela web, mais do que toda a população da França, Reino Unido e Itália. “É um mercado a ser explorado”, disse. O e-commerce teve um faturamento de R$ 28,8 bilhões, 28% a mais que em 2012. “As pessoas estão deixando de comprar no mundo físico”, enfatizou.

O site também deve ser planejado, assim como o negócio. Inicialmente, é preciso efetuar um planejamento para o site para, em seguida, fazer o registro do domínio (www.registro.br) e contatar um provedor de hospedagem. Depois, criar e manter a loja virtual e providenciar os meios de pagamento. A logística também deve ser planejada, bem como os canais de atendimento – telefone, e-mail e chat. Há ainda a gestão da loja virtual e a divulgação. “O segredo da internet é a divulgação. Você tem de contar com verba para marketing”, afirmou Migues, acrescentando a relevância de estar nas primeiras páginas de procura do Google.

Logística – Michel Herrera, gerente de atividade de vendas corporativas dos Correios, falou sobre a logística do comércio eletrônico. Herrera destacou que é preciso selecionar fornecedores, sincronizar demanda, condições de pagamento, garantir fluxo de produtos e ter cuidado com as grande compras.

Os Correios podem fazer a logística. Mas, é preciso tomar cuidado com o endereçamento, insuficiente, irregular, com mudanças ou simples fato de não existir o número informado. Os Correios possuem um banco de dados de CEP, com formato Microsoft Access ou texto. A licença é anual, com renovações trimestrais. “Uma ferramenta que pode ser inserida no sistema da loja virtual”, comenta.

O cliente deve sempre ser informado com o valor do frete, as opções de entrega e prazos. Os serviços de entrega dos Correios disponíveis são: Sedex para todas as cidades brasileiras, E-Sedex para 205 cidades e PAC para todos os municípios.

Os Correios também fazem preparação de lista de encomendas a serem postadas, emissão de relatórios de informações por período e gerenciamento de encomendas com rapidez e praticidade.Também há serviço de rastreamento para saber onde a encomenda está.

A logística reversa também é oferecida.

“A internet está crescendo e temos que colocar novos conceitos no dia a dia no ponto de venda”, finaliza La Tôrre.

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