ASPR, referência em gestão empresarial, apoia inovação e transformação digital
Empresa, que atua na área contábil e financeira, faz consultoria e auditoria, é especializada em serviços profissionais ao middle market corporativo, e está inserida no Movimento Brasil Digital para Todos, que apoia a inovação e a transformação digital .
O terceiro episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no canal do YouTube da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso traz Ary Silveira Bueno, Diretor Fundador e Paulo Magri, Diretor da empresa ASPR, apresentando a história, os serviços, os desafios e as perspectivas da ASPR, que conta, atualmente, com 31 anos de existência e experiência em consultoria, auditoria, serviços contábeis e financeiros, atendendo, especialmente, o middle market corporativo, e também grandes organizações, nacionais e estrangeiras. “Durante a nossa trajetória, fizemos conexões empreendedoras eficazes e produtivas, iniciando com uma importante conexão com uma grande empresa da área de consultoria, que, após 31 anos, ainda temos como cliente em alguns trabalhos, e depois outras foram chegando, com nossa equipe sempre dando muita ênfase à contabilidade gerencial, após se fazer uma boa contabilidade financeira e societária”, comentou Bueno, ressaltando que as conexões internacionais também foram e são muito importantes, pois dão know-how à ASPR. Destacou trabalhos de consultoria para empresas estrangeiras que querem investir no Brasil.
Efeito menos traumático da pandemia na ASPR – Segundo o diretor fundador, desde a criação da empresa, em 1992, ocorreram muitas experiências de trabalho relevantes e marcantes. “Por isso, quando veio a pandemia, estávamos mais preparados do que a média das empresas, especialmente, do nosso segmento. Foi menos traumático para a ASPR, que prioriza atender o “middle Market”, além de se dedicar também a grandes empresas e startups, que poderão ser destaques no futuro”, disse Bueno, explicando: “Isso vem acontecendo devido a nossa relação com o mundo do trabalho voluntário e da conexão com o Instituto Brasil Digital e o Movimento Brasil Digital para Todos, que a Abrafiltros também é parceira. Por conta da inovação aberta, temos a aproximação das startups com as empresas grandes”.
Instituto Brasil Digital/Movimento Brasil Digital para Todos – Bueno, que também é Vice-presidente do Instituto Brasil Digital, explicou que o Movimento Brasil Digital para Todos é do Instituto Brasil Digital, que tem como fundador e presidente Francisco Soelti e como Presidente do Conselho Deliberativo o prof. Gustavo Donato, Reitor da FEI, que também é Presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Digital para Todos. “O propósito é ambicioso – ajudar a promover o Brasil a protagonista global na inovação e transformação digital, alinhado a ESG”, afirmou Bueno, acrescentando que são realizadas diversas conexões no que chamam de hélice quadrupla – academias, empresas, governos, federal e estaduais, e também organizações, como é o caso da Abrafiltros.
Falou que a ASPR vive um momento novo, inserida nesta questão da transformação digital e do empreendedorismo inovador, ajudando a fazer um pouco de escola, disseminação e fomento a tudo isto, inclusive, ajudando a estabelecer a Lei nº 14.533/2023, sancionada em 11 de janeiro de 2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital – PNED.
Comentou outra recente e importante conexão empreendedora realizada com a Fundação Dom Cabral/LGK. “Hoje, temos um convênio e somos homologados para levar todos os produtos e serviços da Fundação Dom Cabral, sétima principal escola de negócios do mundo, que também tem convênio com a Abrafiltros”, ressaltou.
Magri destacou que novas ferramentas surgem a cada três, quatro meses, as empresas estão desenvolvendo novos softwares e aplicativos numa grande velocidade, que garantem conformidade na área fiscal e contábil. “É impressionante, a todo o momento, implantamos uma ferramenta nova”, disse. Também tem a questão da inteligência artificial, que reduz a intervenção humana, especialmente, nas microempresas e microempreendedores individuais. Bueno acrescentou: “Ocorrerá concentração no nosso segmento, pois requer capital e pessoas cada vez mais especializadas e engajadas. Mas, todas estas ações viabilizarão as condições para continuarmos ser competitivos e estarmos na vanguarda no segmento e levarmos isto aos clientes”, comentou.
Valores e profissionais da ASPR também garantem sucesso da empresa – Magri destacou também outras questões relevantes para o sucesso da empresa. “Nos últimos anos, procuramos trabalhar ainda mais o desenvolvimento das pessoas, especialmente, pela transformação digital, fator relevante para empresas de todos os segmentos. As empresas precisam da tecnologia para entregar seus produtos e serviços com excelência”, afirmou. Segundo o diretor, a empresa incentiva muito a participação dos profissionais em cursos, palestras, e convenções para as pessoas se desenvolverem, não só treinamento hard skills, mas soft skills, também não descuidam do ambiente de trabalho saudável, com eventos que acolham as pessoas. A empresa tem como cultura a transferência de conhecimento entre os profissionais. Bueno lembrou que, quando lecionou na Fundação Santo André por cerca de 30 anos e aproximadamente cinco centenas de alunos passaram pela ASPR e depois foram para o mercado.
A sigla ASPR remete a diversos valores. “Integridade, ética e transparência são valores tradicionais, que são inegociáveis e inalienáveis a uma empresa”, ressaltou Bueno. Explicou a sigla ASPR veio de quatro palavras que vinculam outros valores aos já tradicionais – Acreditar, Superar, Perseverar e Reciclar, que tem relação direta com a educação continuada, o “lifelong learning” – o estudo permanente.
Hoje, 55 pessoas fazem parte da empresa – 4 sócios e 51 profissionais. Magri está mais próximo do operacional e áreas de auditoria e consultoria. Uma sócia se dedica aos serviços contábeis e fiscais – a controladoria; e outra sócia, cuida da equipe que faz folha de pagamento e gestão de pessoas internas. Há uma profissional que coordena os serviços financeiros, e tem ainda uma área denominada Sucesso do Cliente, que antes era conhecida como Compliance. Praticamente, todos trabalham full time em home office. “Confiando na equipe, durante a pandemia, percebemos que é possível a equipe trabalhar em home office. Hoje, no escritório, temos mais momentos de descontração, onde nos relacionamos com as pessoas, com muita troca de informações e experiências”, disse Magri.
O papel da Abrafiltros – “A Abrafiltros é uma associação que trabalha de forma estruturada, conta com produtos e serviços relevantes, como o Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa para filtros do óleo lubrificante automotivo, que é essencial para o mercado, organizações, não só para o segmento de filtros, vai além até o ESG”, afirmou. Pontuou também outras ações, como a de trazer especialistas para debater diversos temas.
Perspectivas da ASPR – Bueno disse que continuarão acompanhando a reforma tributária com expectativa, inclusive, opinando e escrevendo semanalmente textos sobre este tema e outros assuntos para alimentar o blog da empresa.
Para 2024, disse que está fechando todo o planejamento, com novas ferramentas, muito pelas conexões mais recentes com a Fundação Dom Cabral/LGK, os avanços das trocas com a Abrafiltros e outras associações, e com o Movimento Brasil Digital. Assim, continuará, se tudo correr bem, com atuação da ASPR perene e com sustentação financeira.
Para assistir o terceiro episódio na íntegra, basta acessar o link https://youtu.be/orrx6M5XD-g, aproveite para se inscrever no canal do YouTube da Abrafiltros.
Os interessados em saber mais sobre a ASP pode entrar no link: https://www.aspr.com.br/.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
(11) 4102-2000/99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria