Como a pandemia afetou a comunicação das empresas e dicas para recomeçar

31/08/2020 por Majô Gonçalves em Greenhouse,Mercado de reposição
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Plano de reconstrução é a saída para a retomada sustentável das vendas a partir das necessidades do novo consumidor.

 

Diversos setores foram afetados com a pandemia e entre eles, sem dúvidas o turismo, o mais grave que acumula perda de R$ 121,97 bilhões no faturamento, conforme estudo da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem exigindo um novo olhar e uma nova forma de comunicação com os consumidores. “Com a pandemia, o turismo sofreu drasticamente e o movimento foi praticamente a zero em momentos mais críticos da quarentena. Agora a retomada merece cuidados inimagináveis antes de tudo isso acontecer e o mais importante é garantir segurança à saúde dos clientes”, explica Ana Azzar, CEO da agência Greenhouse, especializada em estratégias e comunicação para Branding, CRM e Digital.

Segundo Ana, se antes da pandemia já era necessário estudar o mercado em que a empresa atua para traçar a estratégia de comunicação, neste novo cenário torna-se primordial. “Para chegar à estruturação e definição de campanhas, é necessário entender o negócio da empresa, mapear as suas “dores”, ouvir seus clientes e estudar o comportamento do mercado. Com um trabalho consultivo conseguimos juntar todas as pontas para determinar qual caminho vamos seguir. Este processo é indispensável para dar um norte para todo o resto”, acrescenta a CEO.

No caso do setor de hotelaria, por exemplo, ela revela que o mais importante para o cliente neste momento é ter a segurança de que ele está em um lugar altamente higienizado, com todas as medidas de proteção estipuladas pelos órgãos de saúde. Para isso, a comunicação deve ser voltada a estas questões que interferem diretamente para atender as expectativas dos hóspedes, fazendo com que eles se sintam à vontade para voltarem a viver uma experiência em um hotel.

A agência, que atua em diversos setores, incluindo o automotivo, atendendo várias empresas, prepara plano de construção para os seus clientes com foco em 2021 para posicionamento no mercado em que estão inseridos. “O momento para estruturar e alinhar as estratégias é agora”, enfatiza.

A prestação de serviço da agência para a retomada justamente tem como objetivo identificar o momento da empresa para desenvolver um planejamento para depois partir para a criação da campanha em si. “Temos uma equipe multidisciplinar com expertise em várias áreas para fazer um diagnóstico da situação atual, entender as expectativas e necessidades, o cenário e futuro para depois traçar todas as ações. É a partir desse trabalho que nasce todo plano de ação com as atividades, a estratégia que será adotada, incluindo definição de canais e conceito da campanha . Só assim, é possível colher bons resultados com a comunicação”, explica Ana.

Sobre a Greenhouse – A Greenhouse é uma agência consultiva de marketing e comunicação especializada em soluções orientadas para negócios com uma visão global das necessidades de cada cliente. Entre os serviços oferecidos estão o CRM com estratégias para fidelização, Digital – Social e Performance e Branding com posicionamento de marca, campanhas de criação entre outros.

Com equipe de multiespecialistas, o trabalho da Greenhouse se diferencia pela qualidade e assertividade em um modelo de negócios inovador no setor.

Os sócios Ana Azzar e José Zacarias acumulam experiência em grandes grupos de comunicação e colecionam premiações de vários cases de sucesso de marcas de diversos  segmentos.

 

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